O Brasil é o quinto mercado de franquias do mundo, tendo experimentado crescimento significativo na última década, de acordo com o artigo Brazil Country Commercial Guide, publicado pela International Trade Administration (ITA). A publicação também explica que o setor de franquia brasileiro está avançado em termos de práticas de negócios e capacidade de adequação dos franqueadores estrangeiros e nacionais, o que corrobora para o atual cenário positivo em que o ramo se encontra.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor nacional cresceu 12,6% no último trimestre de 2022, sendo a melhor performance, em faturamento, dos últimos 3 anos. As franquias brasileiras oferecem vários tipos de serviços e produtos, distribuídas em diferentes segmentos, sendo que as áreas que registraram maior crescimento foram alimentação (21,5%); hotelaria e turismo (24,5%) e saúde, beleza e bem-estar (21,5%).
Para Camila Oliveira, cofundadora da Dental Company, empresa de franquias para investidores em clínicas odontológicas, a evolução do setor de saúde representa um panorama otimista, principalmente para as direcionadas ao ramo odontológico, que estão inseridas nessa divisão. “O segmento de Saúde é o terceiro maior setor no Brasil, com 13% dentre as 50 maiores franquias, como aponta a pesquisa da ABF. E isso pode ser um atrativo para os investidores”, explica Camila.
No geral, os brasileiros têm abraçado esse modelo de empresa, com empreendedores optando por franquias para iniciar no mercado corporativo. O CEO da Dental Company, Mario de Almeida Jr, vê potencial nessa estratégia de negócio, em particular as voltadas para o setor de saúde, e comenta a seguir sobre o setor e a implementação de franquias odontológicas.
O que explica esse crescente aquecimento do segmento de franquias nos últimos anos?
O setor de franquias brasileiras tem sido influenciado principalmente pela série de benefícios associados à essa estratégia de negócios, que vem desde a possibilidade de marca comprovada até o suporte e treinamento de gestão, distribuição e marketing, o que acaba por atrair os profissionais que almejam empreender, mas não possuem experiência em como administrar uma empresa.
Como vê o franchising do setor de odontologia no país atualmente?
O ramo de odontologia tem demonstrado um crescimento notável, assim como todo o segmento de saúde, e isso é devido as franquias apresentarem uma estrutura padronizada de atendimento e serviços, o que pode gerar confiança nos pacientes. E além disso, a crescente demanda por serviços odontológicos, impulsionada pela conscientização sobre saúde bucal e pelo envelhecimento da população, também contribui para o progresso do setor de odontologia.
É possível investir neste segmento mesmo sem ser um profissional formado em Odontologia? Como?
Sim, é plenamente possível, pois deve funcionar como uma parceria. Os investidores sem formação em odontologia que optam por investir em uma franquia geralmente têm a vantagem de trazer conhecimentos e experiências nas áreas comerciais e de marketing. Pois, embora os dentistas tenham uma sólida formação clínica durante a universidade, muitas vezes eles não recebem uma instrução completa em aspectos de gestão de negócios. No geral, a combinação das habilidades comerciais e de marketing dos investidores com a expertise clínica dos profissionais de odontologia pode ser uma fórmula para a atuação e o desenvolvimento de uma clínica odontológica franqueada.
Quais os desafios que uma clínica franqueada pode encontrar?
Como toda franquia, em qualquer segmento, a implementação desse modelo enfrenta desafios comuns. Acredito que os principais sejam o custo de operação devido aos impostos e às burocracias normativas, os custos de mão de obra e a falta de profissionais qualificados são fatores importantes para considerar antes de abrir uma franquia.
Para finalizar, quais as vantagens que uma clínica franqueada oferece?
Clínicas odontológicas de propriedade de investidores podem trazer uma perspectiva de gestão profissional, que demonstram habilidades empresariais sólidas para a administração da clínica; capital e recursos que podem ser usados para expandir a clínica, investir em equipamentos, tecnologia e infraestrutura; e recursos adicionais, como expertise em marketing e branding, que tem potencial para desenvolver estratégias para promover a clínica e atrair novos pacientes.
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