Governo do Amazonas

Sedurb recebe técnicos de Rondônia para intercâmbio sobre o Prosamin+

 Desenvolvido pelo Governo do Amazonas, programa é referência em intervenção socioambiental, envolvendo reassentamento de moradores 

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) está recebendo, desta segunda-feira até quarta-feira (14 a 16/08), uma equipe da Prefeitura de Porto Velho (RO), para um intercâmbio sobre o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). A missão, que conta com representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), busca a troca de conhecimentos sobre políticas públicas de infraestrutura e urbanismo, na qual o Prosamin+ é referência. 

Como primeira atividade em Manaus, a comitiva acompanhou o governador Wilson Lima em uma vistoria à obra de construção de 72 apartamentos do segundo conjunto habitacional do programa, no bairro Cachoeirinha, zona sul. “Este será um momento de compartilhar experiências, para o aprimoramento da política habitacional em ambos os estados”, pontuou o governador.  

Sob a execução da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Sedurb, o Prosamin+, assim como o Programa de Saneamento Integrado (Prosai), têm consolidado a instituição como uma referência em obras de infraestrutura e saneamento, conforme destaca o secretário da Sedurb, engenheiro civil Marcellus Campêlo. “É uma honra para nós, da Sedurb, compartilhar o conhecimento adquirido. É sempre importante disseminar ações que melhorem as vidas das pessoas”, avalia.  

O secretário da Sema, Robson Damasceno, ressalta que, desde 2017, o município tem uma legislação que prevê a requalificação urbanística. “Mas ainda estamos buscando fazer o que a UGPE fez, ir a campo, colocar essa legislação para funcionar, e levar esta melhoria a quem realmente merece, que é a nossa população. Estamos aqui hoje para aprender e levar o máximo de conhecimento”, destacou  Damasceno, que comanda a comitiva porto-velhense. 

Programação 

A agenda inclui apresentações sobre o Prosamin+, com foco nas três fases do programa, com explanações sobre planejamento, engenharia, aspectos ambientais, sociais, e indicadores. Já a Sema, de Porto Velho, vai apresentar o Programa de Regularização Ambiental Urbana em Áreas de Preservação Permanente, o Ecomorar. O evento também contempla visitas às obras do Prosamin+, e encerra com atividades culturais. 

Referência 

Além do intercâmbio com técnicos de Rondônia, a UGPE já recebeu, por exemplo, delegação composta por representantes dos governos do Paraguai, Panamá, Bolívia e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A comitiva visitou as áreas do Prosamin+, referência para o BID nesse tipo de projeto, nacional e internacionalmente.  

O Prosamin+ vai beneficiar mais de 60 mil pessoas, com as obras que estão sendo realizadas. O programa está urbanizando 340 mil m², na área do Igarapé do Quarenta, no trecho entre a avenida Manaus 2000, na zona sul, e a Comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste. Alcança os bairros Japiim, Coroado, Distrito Industrial e Armando Mendes. Os investimentos são de U$ 114 milhões, sendo U$ 80 milhões financiados pelo BID, com contrapartida estadual de U$ 34 milhões. As obras iniciaram em 2022 e devem seguir até 2025. 

FOTOS: Tiago Corrêa / UGPE

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Revitalização do Governo do Amazonas no CDC da Compensa gera impacto imediato

Redação Am

Governo do Amazonas entrega nova estrutura da Feira de Produtos Regionais em Barcelos

Redação Am

Governo do Amazonas promove simulado de emergência em rede de gás natural

Redação Am
Sair da versão mobile