Amazonas

Sedurb participa do Fórum de Fortalecimento de Parcerias, apresentando programas que são modelo de governança

Secretário Marcellus Campêlo falou sobre o Prosamin+ e o Ilumina+ Amazonas, no evento internacional

O secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, engenheiro civil Marcellus Campêlo, apresentou palestra, nesta quarta-feira (24/05), na etapa amazonense do Fórum de Fortalecimento de Parcerias. No evento, foram apresentados programas e políticas públicas, envolvendo   investimentos e projetos com ênfase na capacitação, eficiência, transparência, integridade e inovação.

O evento foi realizado no auditório Franco de Sá, no Tribunal de Contas do Estado (TCE). À tarde, o secretário apresentou dois projetos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e o Ilumina+ Amazonas.

Os dois programas são considerados cases de sucesso na gestão do governador Wilson Lima, executados pela Unidade de Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Sedurb.

O Prosamin+ promove requalificação urbanística, saneamento básico, com coleta e tratamento de esgoto e fornecimento de água potável, além de soluções de moradia para as famílias reassentadas. O trabalho realizado conta com parceiros nas esferas federal, estadual e municipal e na iniciativa privada.

Com investimentos de R$ 836 milhões, retirando mais de 2,3 mil famílias de áreas de risco e eliminando problemas históricos nos locais contemplados, o Prosamin+ é reconhecido como modelo de requalificação urbana sustentável.

“O Prosamin+, que tem recurso oriundo de operação de crédito com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é um forte exemplo bem sucedido desse tipo de governança, que inova, impacta positivamente as áreas contempladas, o entorno, atrai parceiros e tem alto índice de apoio da população”, destacou o secretário.

Durante a palestra, Campêlo também ressaltou os avanços em iluminação pública conquistados pelo programa Ilumina+ Amazonas. O objetivo é realizar a modernização e a padronização da iluminação pública nos 61 municípios do interior do Estado, substituindo as lâmpadas antigas que utilizam vapor de mercúrio, de sódio, metálico e mistas, por luminárias de LED.

“Temos ganhos sociais e ambientais, com a redução de gás carbônico na atmosfera, por exemplo. Você muda a dinâmica social da cidade. As pessoas não se recolhem mais quando escurece. Isso melhora a qualidade de vida, fortalece a economia”, ressaltou.

Foram 59 mil pontos de iluminação substituídos e economia de R$ 208 milhões em contas de energia nos órgãos públicos das cidades já contempladas, com garantia de 5 anos e produção toda realizada na Zona Franca de Manaus, gerando emprego para a população.

De acordo com o secretário, a meta da gestão do governador Wilson Lima é otimizar os programas, aproximar o Governo do Amazonas da população e aprimorar os serviços prestados. “O foco principal não são as obras. São as pessoas. Nosso cuidado é muito grande nesse aspecto”, ressaltou.

O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (SERFI), com apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e da Associação Amazonense de Municípios (AAM).

Rede

Composta por órgãos e entidades públicas e privadas, a Rede de Parcerias foi instituída pela Portaria nº 33/2020. Constitui-se em uma rede de governança colaborativa, cujo objetivo é promover maior integração entre os parceiros e fortalecer boas práticas e maior efetividade das políticas públicas implementadas com recursos decorrentes de transferências da União operacionalizadas por meio do Transferegov.br.

Fotos: Tiago Corrêa / UGPE

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

FCecon divulga resultado de seleção de bolsista para estudo sobre HPV

Redação Am

Vídeo: Balsas usadas em garimpo ilegal são destruídas durante operação da PF no Amazonas

João Alves

Detran Amazonas prorroga inscrições para curso ‘Mecânica de Salto Alto’

Redação Am
Sair da versão mobile