Amazonas

Sedecti realiza 14ª Reunião do Fórum Estadual de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa

Com foco em trazer melhorias junto aos gestores das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado do Amazonas, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), realizou, nesta quinta-feira (30/09), a 14° Reunião do Fórum Estadual de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa do Amazonas. O evento aconteceu no auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na Avenida Djalma Batista, Flores, zona centro-sul de Manaus.

O Fórum é um espaço que acontece para a apresentação das iniciativas do Governo, bem como, para a troca de experiências em colaboração com as Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado, em favor do desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O encontro foi organizado pela Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) da Sedecti.

Na ocasião, a secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti, Tatiana Schor, chamou a atenção para a importância da Sedecti estar trabalhando juntamente com Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e fez uma apresentação das ações que foram executadas em prol do fortalecimento do sistema CT&I no Estado.

“O objetivo do Fórum é ser um instrumento de diálogos entre os diversos gestores, com o Governo do Estado, realizado pela Sedecti em conjunto com a Fapeam. Foi um momento importante onde conseguimos conversar, pensar estratégias e articular novos passos. Outro tema abordado foi de que forma o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação avança no Estado”, disse Tatiana, que também fez o balanço sobre o Parque Floresta, Fórum Inovasociobio, Diretrizes para a Construção Conceitual da Bioeconomia no Amazonas, entre outras ações realizadas pela Sedecti.  

Fapeam – Durante a Reunião, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, explanou sobre as atividades e resultados da Fundação. 

“A Fapeam é um braço operacional da política de CT&I do Estado, sendo responsável por um conjunto imenso de ações, justamente, para operacionalizar essa política e fazer cumprir o que está planejado no nosso PPA (Plano Plurianual). Foi um Fórum importante para que as ações sejam conhecidas e quem sabe, novas parcerias possam ser firmadas”, ressaltou Márcia Perales.

Além da Sedecti, Fapeam e UEA, também participaram do 14° Fórum Estadual de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa do Amazonas, representantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Entre as apresentações, o professor Henrique Pereira, que é coordenador técnico da Rede de Recursos Humanos e Inteligência para a Sustentabilidade da Amazônia (Rede Rhisa) – uma iniciativa da Sedecti em parceria com o Instituto Acariquara, Ufam e Instituto Clima e Sociedade (iCS) -, fez uma apresentação para os gestores e explicou sobre como o projeto funciona. 

Convite à Aleam – Ainda durante o Fórum, a deputada estadual e presidente da Comissão de Educação e da Comissão da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Therezinha Ruiz (PSDB), fez o convite para que a Sedecti e Fapeam fizessem uma apresentação sobre os resultados de suas ações no plenário do órgão legislativo.

“Temos alguns projetos, mas não são suficientes para que a gente apoie esse grandioso estudo. Fiz o convite para fazer uma apresentação no plenário porque é tão importante o que está sendo tratado hoje, que todos os amazonenses e autoridades deveriam saber para ajudar a fortalecer a pesquisa, a implantação das tecnologias, pois temos um potencial imenso, porém, precisamos avançar muito”, concluiu a deputada.

FOTOS: Lane Azevedo/Sedecti

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Cineclube de Arte apresenta coletânea de filmes do diretor Jimmy Christian

Redação Am

Amigos vão de skate para vacinação no Vasco Vasques

Redação Am

Postos de combustíveis do AM são fiscalizados por comissão da Aleam e Procon

João Alves
Sair da versão mobile