Portal Uno Midias
Manaus

Sedecti promove mobilização da Rede Rhisa em Itacoatiara

A missão de divulgação e mobilização da Rede de Recursos Humanos e Inteligência para a Sustentabilidade da Amazônia (Rede Rhisa), chega dessa vez ao município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus). A iniciativa faz parte da parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), com o Instituto Acariquara, Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto Clima e Sociedade (iCS).

A visita da comitiva acontecerá no dia 31 de agosto, com um encontro com a comunidade científica daquele município. O encontro será realizado no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas de Itacoatiara (ICET/Ufam), às 9h.


A programação é voltada aos professores, pesquisadores, estudantes, associações, gestores públicos, cooperativas e instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação.


A iniciativa é coordenada em conjunto entre: Sedecti, por meio da Secretaria Executiva de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), Instituto Acariquara, Ufam e recebe apoio financeiro do iCS.

A secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti, Tatiana Schor, que também atua na coordenação da Rede Rhisa, ressalta que a ideia com a mobilização é de contribuir efetivamente com o fortalecimento da plataforma.

“Buscamos criar mecanismos de colaboração entre os próprios pesquisadores e cientistas, com as comunidades e com o setor privado, incorporando tecnologias adequadas nos processos produtivos com as salvas-guardas necessárias e, principalmente, com o respeito mútuo por quem está na região”, declarou a secretária.

Itacoatiara – Itacoatiara é o quarto município a receber a visita da comitiva de mobilização da Rede Rhisa. A coordenação da Rede pretende visitar, ainda este ano, outros sete municípios do interior do Amazonas. São Gabriel da Cachoeira no Alto Rio Negro, Coari e Tefé no Médio Solimões já contaram com a visitação da caravana.

As próximas cidades a serem visitadas são: Itapiranga, Silves, Lábrea, Humaitá, Parintins, Barreirinha, Nhamundá e Tabatinga.

Rede Rhisa – A Rede Rhisa visa promover uma conexão com mais de 40 mil pesquisadores e entidades, por meio de uma plataforma voltada à divulgação e à promoção de projetos e soluções no campo da ciência e da tecnologia, em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia. Para mais informações e como participar da Rede Rhisa, basta acessar o site: www.rederhisa.org.br

FOTOS: Divulgação/Rede Rhisa

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus realiza reunião de alinhamento para adotar ações de prevenção dos impactos da cheia do rio Negro

Redação

Estudantes da rede estadual em Manaus conquistam 631 aprovações em universidades públicas

Redação Am

Prefeitura de Manaus recebe visita da equipe técnica do programa ‘Recentro’

Redação