Tecnologia

Sedecti participa da XVIII Semana de Agronomia da UFAM

Representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) participaram, nesta segunda-feira (06/06), da abertura da XVIII Semana de Agronomia e do II Encontro Regional dos Estudantes de Agronomia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Com o tema “Panorama Rural no Amazonas: da Agronomia Sustentável ao Agro 4.0”, o evento ocorre no Mini Campus da Ufam, zona sul de Manaus, até sexta-feira (10/06).

A Semana, que reúne instituições de ensino, pesquisa, assistência ao produtor, tecnologia e inovação, tem como objetivo discutir e apresentar o cenário atual da agronomia no Amazonas, do ponto de vista sustentável, associado a tecnologias, por meio de palestras e minicursos.

Da Sedecti, participaram os secretários executivos, Valdenor Cardoso, e o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Luiz Herval.

“É uma honra para a Sedecti participar da Semana de Agronomia da Ufam. Hoje, é um momento muito propício para se fazer uma revisão da estrutura da agronomia nacional, internacional e regional. Qual a agronomia que se quer? A agronomia verde, onde se cuida do solo, da planta e da produção, ou aquela que também precisa de uma organização social, produtiva e de novas tecnologias”, enfatizou Cardoso, ao destacar que é determinação do governador Wilson Lima, e do titular da Sedecti, Angelus Figueira, apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento econômico.

Valdenor Cardoso acrescenta ainda a importância de incentivar modelos regionalizados que deram certo, a exemplo da Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc) que trabalha com o pirarucu de manejo e representa mais de 500 famílias de 55 comunidades ribeirinhas do município.

De ‘olho’ no futuro

Para Luiz Herval, a iniciativa tem o objetivo de despertar também a responsabilidade dos jovens estudantes com a profissão e o futuro do Amazonas.

“Além da parte técnica que os alunos aprendem na faculdade é preciso também relacionar e estar atento aos hábitos culturais e as questões sociais dos agricultores familiares, para a partir daí indicar caminhos para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável e de retorno econômico para as famílias que vivem do campo”, concluiu Herval.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Ao visitar sede do Sidia, Wilson Lima destaca importância da inovação para solução de problemas do cotidiano

Redação Am

Márcio André é reconduzido à presidência do Ipem pelo governador Wilson Lima

Redação Am

Sedecti realiza reunião com empresas do PIM para tirar dúvidas sobre Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM)

Redação Am
Sair da versão mobile