Cerca de 160 novas vagas serão abertas na rede pública estadual de Caapiranga (a 134 quilômetros de Manaus), no ano de 2022. A ampliação será possível devido ao aumento do espaço físico de uma das duas escolas na zona urbana do município. A medida foi informada à comunidade escolar, nesta quinta-feira (30/09), e é uma determinação do governador Wilson Lima, em atendimento às demandas do município.
A secretária adjunta do Interior, Ana Maria Freitas, e o secretário executivo adjunto Pedagógico, Raimundo Barradas, visitaram as escolas e os cursistas do projeto “Trilhas do Saber”, que participaram de palestras, minicursos e oficinas de formação.
“Viemos para participar do ‘Trilhas do Saber’ e também para verificar a estrutura e os problemas das escolas do município. Verificamos que os participantes estão gostando do ‘Trilhas’, até pedindo mais formações similares. Quanto à infraestrutura, verificamos alguns ajustes e melhorias que precisamos fazer, aumentar o quantitativo de salas de aula e vamos abrir cerca de 160 vagas, já no próximo ano”, informou Ana Maria Freitas.
Caapiranga conta com as escolas estaduais Carmina de Castro e Hermógenes Saraiva, na cidade, e a Escola Estadual Justina Pires Nogueira, na comunidade São José do Araras, na zona rural do município.
Formações do Trilhas – Durante a visita nas salas de formação, Barradas destacou aos docentes e não docentes que cada profissional é importante para o funcionamento das escolas, que é importante estarem todos juntos em prol da Educação.
“Está sendo fantástico. Fomos muito bem recebidos, sempre em parceria com as prefeituras, trazendo formação para os técnicos, vigias, educadores e gestores escolares. Isso vai ter um impacto positivo na educação do Amazonas, que vai fazer uma virada de chave importante, que é o alinhamento do BNCC e também a mudança no Ensino Médio, cujo estudante será o protagonista da sua formação. Com certeza o ‘Trilhas’ terá um impacto muito positivo para todos eles”, sinalizou Raimundo Barradas.
O circuito formativo do “Trilhas do Saber” é uma iniciativa do Governo do Amazonas e integra o programa Educa+Amazonas, lançado em julho deste ano, com investimentos da ordem de R$ 400 milhões em quatro eixos prioritários.
Para a execução do “Trilhas do Saber”, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto atua em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
FOTOS: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM