Portal Uno Midias
Educação

Secretaria de Educação realiza treinamento de Gestão Educacional para Resultados com coordenadores do interior do Estado

Coordenadores Regionais de Educação de 48 municípios do Amazonas, participam nesta quinta (27/01) e sexta-feira (28/01) do “Treinamento em Gestão Educacional para Resultados”, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, que busca alinhar as práticas de toda a rede pública estadual de educação. 
Durante o encontro, os profissionais vão conhecer o modelo de gestão de resultado e desempenho que deve ser multiplicado em todas as escolas da rede pública de ensino. Os sete coordenadores distritais de Manaus também estão participando do encontro. 
Para o treinamento, a Secretaria de Educação trouxe os coordenadores regionais de 48 municípios a Manaus. Os 13 coordenadores ausentes receberão a formação posteriormente. O objetivo é otimizar as atividades da gestão escolar e garantir um acompanhamento pedagógico utilizando ferramentas de gestão padronizadas, a fim de melhorar o processo de ensino-aprendizagem.
A secretária de Educação, Kuka Chaves, reforça a necessidade da integração entre os educadores da capital e dos municípios, conforme demanda e incentivo do governador Wilson Lima. “Trazer os coordenadores do interior, expõe a nossa preocupação em alinhar as práticas pedagógicas de toda a rede pública, sem esquecer que cada cidade, cada região tem a sua especificidade que impõe desafios que, dia após dia, vem sendo superado com a articulação do Governo do Estado, através da Secretaria de Educação”, pontua a secretária. Ana Maria Araújo, secretária executiva adjunta do Interior, diz que este é um ano no qual a Secretaria de Educação vai priorizar a formação do corpo pedagógico. Com isso, os coordenadores terão a oportunidade de atuar como multiplicadores para os gestores, equipe pedagógica e professores de cada unidade de ensino. 
“Esta atividade, é apenas um pontapé inicial para discutir os pontos fortes e fracos da rede pública de ensino e focar nas ações que vão melhorar os resultados, principalmente referentes ao ano letivo de 2022”, explicou Ana Maria. 
Experiência – A professora Neila Nádia, que atua no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), acrescenta a importância de estar em concordância às práticas que levem educação de qualidade a todo o Estado. “Este é um momento muito significativo, o qual nós teremos a oportunidade de poder trocar experiências, compartilhar saberes, obter novos conhecimentos, sempre com o foco no planejamento do ano letivo de 2022, pontuando indicadores, instituindo metas e apostando em práticas educacionais que possam mudar o futuro dos nossos estudantes”, enfatiza. 
Já Liziane Leão, representante do município de Santo Antônio do Içá, no Alto Solimões, conta como é importante a realização de treinamentos desta categoria. 
“Esta uma oportunidade única e muito proveitosa, pois, todos nós como educadores, temos como objetivo, a melhoria da qualidade da aprendizagem dos nossos alunos, e este encontro  traz informações, orientações e estratégias de conhecimentos que vão alcançar as nossas escolas e propagar de ações que irão beneficiar a aprendizagem dos nossos alunos”, finaliza Liziane. 
O professor Raimundo Nonato Coelho, coordenador regional do município de Coari (distante 363 quilômetros de Manaus), afirma que sairá do encontro disposto a compartilhar todo o conteúdo com a equipe escolar do município. 
“As nossas expectativas são as melhores, nesse encontro, vamos nos aperfeiçoar para alcançar cada uma de nossas escolas. Esse é o principal objetivo aqui na formação, levar  ferramentas que vão ajudar na educação do nosso povo”, concluiu Raimundo Nonato. 
FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Seduc-AM 

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Justiça determina retorno às aulas presenciais na rede federal do Rio

Jamil Maciel

Mais de 8 mil estudantes garantiram Passe Livre Estudantil na ações do Governo Presente

João Alves

Governador Wilson Lima assina convênios de R$ 1,8 milhão para beneficiar o setor primário de Guajará, Tapauá e Ipixuna

Redação Am