Educação

Secretaria de Educação promove palestras, oficinas e exposições em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio da Gerência de Atendimento Educacional Especial (GAEE), realizou, nesta segunda-feira (23/08), a abertura da 14ª Semana da Pessoa com Deficiência, que, neste ano, tem como tema “Educação Inclusiva: um novo olhar para o Público da Educação Especial”. A atividade tem como objetivo sensibilizar a sociedade em geral quanto à inclusão escolar e social de estudantes com deficiência, fomentar o debate e apresentar práticas pedagógicas voltadas ao público da Educação Especial.

A abertura da semana de atividades foi marcada pela “Mostra de Materiais Pedagógicos Adaptados”, desenvolvida pelos professores da rede pública estadual que trabalham com esse público. A exibição foi exposta na sede da Secretaria de Educação, na zona sul de Manaus.

“Nesta abertura, nós trouxemos a ‘Mostra de Materiais Pedagógicos’ e buscamos promover a sensibilização acerca da Educação Especial, pois a acessibilidade só acontece quando toda a sociedade consegue compreender as demandas desse grupo. Estes estudantes têm direitos que devem ser cumpridos, inclusive, o acesso à educação digna”, explicou a gerente do GAEE, Lucilene Macedo.

Atualmente, a rede estadual de ensino conta com 5,5 mil estudantes da Educação Especial matriculados em escolas regulares, da capital e interior, e 501 matriculados nas unidades especializadas de Manaus.

Programação – A demanda requer atenção e, por isso, a programação da 14ª Semana da Pessoa com Deficiência segue até a sexta-feira (27/08), nas escolas estaduais da capital. 

A estudante com deficiência múltipla, Maria Júlia, da Escola Estadual (EE) Dom João de Souza Lima, falou sobre a importância de participar de atividades que promovam a inclusão: “É uma ótima iniciativa para nós, estudantes com deficiência, pois, como sempre digo: nos estimula a aprender mais e nos motiva a participar das atividades da escola”, explicou a aluna.

Outro apoio à rotina do estudante da Educação Especial fica por conta dos materiais utilizados nas escolas. “Nosso objetivo com a Semana da Pessoa com Deficiência é mostrar ao nosso público como acontece a inclusão de alunos com deficiência nas escolas públicas do estado. Por isso, a ideia é que aconteça a exposição dos materiais adaptados desenvolvidos para atender ao público que possui deficiência física, intelectual ou múltipla, usados pelos professores”, reforçou a diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), Helen Matute.

FOTOS: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

MEC lança relatório com 52 ações na educação básica

Jamil Maciel

Com apoio do Governo do Estado, estudo sensibiliza população para os impactos das mudanças na biodiversidade amazônica

Redação Am

Semed convoca pedagogos aprovados em processo seletivo em Manaus

João Alves
Sair da versão mobile