Portal Uno Midias
Educação

Secretaria de Educação participa de encontro com Consulado do Japão em Manaus

Na ocasião, a secretária Kuka Chaves foi recebida pelo cônsul-geral Masahiro Ogino, onde discutiram propostas para o Ensino Bilíngue 

A Secretária de Educação, Kuka Chaves, participou, nesta terça-feira (26/07), de um encontro com representantes do Consulado Geral do Japão em Manaus para discutir ações e parcerias voltadas ao Ensino Bilíngue na rede estadual de ensino. Atualmente, em Manaus, duas escolas ofertam a educação bilíngue voltada à Língua Japonesa: a Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Djalma Batista da Cunha e EETI Professora Jacimar da Silva Gama, na zona sul. 

O cônsul-geral Masahiro Ogino e o Cônsul do setor cultural, Hiroaki Aizawa, receberam a comitiva da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar formada pela secretária Kuka Chaves, a secretária executiva adjunta pedagógica, Arlete Mendonça, além dos professores de Língua Japonesa, Érika Tomioka (EETI Djalma Batista) e Wendell Martins (EETI Jacimar). 

Durante o encontro, Kuka Chaves destacou a valorização do Ensino Bilíngue no Amazonas, e reforçou que este é um dos compromissos do governador Wilson Lima. Atualmente, a rede estadual possui nove escolas que ofertam essa modalidade com mais de mil alunos atendidos. Além do Japonês, há o ensino bilíngue nos seguintes idiomas: Inglês, Espanhol, Francês, Japonês e Tukano (uma escola indígena). 

“Nas nossas duas escolas que ofertam a Língua Japonesa podemos observar, na prática, a importância da influência da cultura japonesa, inclusive no respeito que nossos alunos têm pelos seus mestres. O Governo do Amazonas tem feito muito pela educação e novos investimentos virão para o ensino bilíngue, inclusive a expansão para novas escolas, o que já está em estudo na secretaria”, destacou a secretária. 

Nos dois EETI bilíngues de japoneses estudam mais de 1,1 mil alunos. O EETI Djalma da Cunha Batista possui oito professores ministrando aula de Língua Japonesa, nas disciplinas de Japonês, Ciências e Matemática da Língua Japonesa para alunos do Ensino Fundamental 2. Enquanto, o EETI Jacimar da Silva Gama possui quatro professores ministrando a aula na língua japonesa, nas mesmas disciplinas para o Ensino Médio.  

“Nós percebemos que há professores japoneses, mas também há um aumento de professores não japoneses lecionando. Graças à colaboração da Secretaria de Educação,  podemos dar promoção à ações grandes e importantes para o consulado, como a realização de cursos e bolsas de apoio aos professores”, destacou o cônsul-geral Masahiro Ogino. 

Ainda em pauta, foram abordadas parcerias para ações nas escolas, eventos e atividades extra-curriculares. 

FOTOS: Divulgação/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

RELACIONADOS

Conselheiros da Alimentação escolar têm até dia 31 de maio para realizar recadastramento

Brasil 61

Adesão ao Encceja para privados de liberdade termina hoje

Jamil Maciel

Durante encontro, gestores compartilham práticas e projetos de sucesso da rede estadual

Redação Am