As crianças assistidas pelo Instituto do Autismo de Parintins (Iapin) Isadora Tupinambá ganharão reforço no atendimento especializado. O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), disponibilizará profissionais para o instituto por meio de termo de convênio.
O anúncio foi feito na quinta-feira (15/07), em reunião entre a titular da Seas, Alessandra Campêlo, e o vereador Babá Tupinambá, fundador do IAPIN e pai de Isadora Tupinambá, que dá nome ao instituto. Devem ser disponibilizados quatro profissionais das seguintes especialidades: fonoaudiologia, assistência social, psicologia e psicopedagogia.
“Ficamos felizes pela atenção que o governador Wilson Lima tem dado à nossa instituição e gratos pela secretária Alessandra ter abraçado a causa. O governo tem se mostrado acessível e sensível às nossas demandas, o que é ótimo para a melhoria do nosso trabalho e para as famílias assistidas”, disse Babá Tupinambá.
O Iapin Isadora Tupinambá foi criado em 2021 para atender as crianças com autismo e leva o nome da pequena Isadora Tupinambá, filha de Babá, que faleceu aos 2 anos de idade, também neste ano. Isadora também era uma criança autista. O pai, então, transformou o luto em luta e criou o instituto, com o objetivo de ajudar famílias de outras crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no município e região.
Para a titular da Seas, Alessandra Campêlo, contribuir com melhorias para essas famílias é gratificante.
“Durante a última viagem ao município, o governador Wilson Lima ficou encantado com o trabalho desenvolvido lá e percebeu não só a importância como a diferença que vai fazer na vida das famílias que são atendidas. Me orgulho em poder contribuir numa causa tão importante. Um atendimento especializado e humanizado para essas crianças é uma luta de todos nós e merece todo o apoio”, afirmou.
FOTOS: Miguel Almeida /Seas