Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

Seas realiza palestras e oficinas nos Centros de Convivência em alusão ao Dia Mundial da Alimentação

Para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) promoverá uma série de palestras sobre os “Benefícios dos Chás”, oficina de “Rótulos de Alimentos” e rodas de conversa sobre o “Direito Humano à Alimentação Adequada”. A programação será realizada em três Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), mantidos pelo Governo do Amazonas, no período de 13 a 18 de outubro, sempre às 9h30. 

O objetivo da ação é sensibilizar a população dos CECFs e do Ceci, principalmente os idosos, quanto ao excesso do consumo de alimentos industrializados, e ajudá-los a identificar o excesso de açúcar e sal por meio da leitura dos rótulos. A intenção da roda de conversa é dotar os usuários dos centros de conhecimentos a respeito do direito à alimentação adequada, que é garantido constitucionalmente.

As ações serão desenvolvidas pela equipe técnica de nutricionistas e assistentes sociais da Gerência de Ações Descentralizadas de Segurança Alimentar e Nutricional (Gadsan), do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB). As programações do dia 13 de outubro serão desenvolvidas no CECF Magdalena Arce Daou, no bairro Santo Antônio; no dia 14, acontecerão no CECF Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova; e no dia 15 será a vez do Ceci, no bairro Aparecida. A programação se encerra no dia 18, no CECF Teonízia Lobo, no bairro Mutirão.

A gerente da Gadsan, Kaliny Alves, explica que a ação nos centros é de muita importância, porque visa sensibilizar a população e os trabalhadores da rede socioassistencial para a problemática da fome e sua erradicação, bem como sobre os cuidados no sentido de optar por uma alimentação saudável. “Proposta que se concretiza a partir de estratégias de sustentabilidade, estreitamento de laços familiares e oferta de alimentos saudáveis para a mesa de todos”, sintetizou a nutricionista.

Dia Mundial da Alimentação – Preconizado pelas Nações Unidas, o Dia Mundial da Alimentação tem o intento de alertar sobre a importância da alimentação saudável, acessível e de qualidade, chamada de Segurança Alimentar e Nutricional. Também foca nos problemas sociais associados a ela, por exemplo, a fome, a desnutrição, a pobreza, dentre outros.

Confira a programação:

• Quarta-feira, dia 13 – CECF Magdalena Arce Daou, no bairro Santo Antônio

• Quinta-feira, dia 14 – CECF Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova

• Sexta-feira, dia 15 – Ceci Aparecida

• Segunda-feira, dia 18 – CECF Teonízia Lobo, no bairro Mutirão

FOTOS: Divulgação/Seas

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Wilson Lima anuncia doação de 300 toneladas de peixe para instituições assistenciais na Semana Santa

Redação Am

Em Pauni, setor primário recebe recursos do Governo do Estado

Redação Am

Caprichoso e Garantido voltam a se enfrentar no Festival Folclórico de Parintins

Redação Am