As atrações natalinas promovidas pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) seguem mobilizando familiares e reeducandos do sistema prisional ao longo deste mês. Nesta terça-feira (14/12), internos da Enfermaria Psiquiátrica, anexa ao Centro de Detenção Provisória de Manaus 1 (CDPM 1), realizaram uma série de apresentações artísticas evocativas do Natal para seus familiares, durante o dia de visita. A ação visa promover a qualidade de vida dos reeducandos por meio do fortalecimento dos laços afetivos.
A programação especial começou com uma peça teatral, retratando o amor de Jesus Cristo para com o homem. Outro grupo de apenados emocionou quem estava presente com a leitura de um poema, e houve ainda a apresentação do coral natalino.
O evento chegou ao fim com a entrega de cartões temáticos confeccionados pelos próprios reeducandos. Cada um dos itens, feitos individualmente, trazia uma mensagem especial de amor, saudade, fé e esperança escrita à mão pelo interno. Todos os 16 reeducandos que ocupam atualmente a Enfermaria Psiquiátrica participaram da ação.
Para a realização da peça e do coral, os pacientes contaram com as instruções da equipe técnica da Enfermaria e do setor de psicologia do CDPM 1. Os ensaios das atrações duraram cerca de dez dias. A produção dos cartões foi acompanhada pela psicóloga Neiva Souza, que destacou a importância de atividades como essas no processo de inclusão social do público.
“É importante que eles entendam que cada um tem a sua importância como ser humano e a sua criatividade. Eles não perderam o direito de cidadania e têm todas as condições de realizar ações como qualquer um aqui dentro e lá fora. Nossa missão é ocupar o tempo ocioso e mostrar que ainda podem produzir”, comentou.
O secretário titular da pasta, tenente-coronel Paulo Cesar Gomes, frisa a participação dos familiares na reintegração social dos apenados.
“A presença familiar é um incentivo a mais na recuperação dos reeducandos. O apoio e a confiança dos entes trazem sentimentos puros, genuínos e transformadores que proporcionam o bem-estar e a saúde física e mental dos presos. No Natal, a valorização da família deve ser ainda mais intensificada, em razão de todo significado que a data carrega, foi pensando nisso que preparamos esta ação especial para eles”.
A Enfermaria Psiquiátrica é responsável por atender os presos que estão cumprindo medida de segurança e possuem algum transtorno mental. Diariamente no local são realizadas terapias ocupacionais e tratamentos psicológicos, psiquiátricos, psicossociais e fisioterapêuticos.