Portal Uno Midias
Manaus

Seap realiza cerimônia de encerramento e certificação do 1° Curso Básico de Inteligência Penitenciária no CICC

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou, nesta quinta-feira (19/08), a cerimônia de encerramento e certificação do 1° Curso Básico de Inteligência Penitenciária, promovido por meio do Departamento de Inteligência Penitenciária (Dipen). A qualificação foi realizada durante três semanas e teve como objetivo central capacitar os participantes nas mais variadas ações de inteligência que existem atualmente para manter o controle e a segurança dentro do sistema prisional.

O evento ocorreu no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado na avenida André Araújo, bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, e contou com a presença do secretário titular da Seap, coronel Vinícius Almeida; do secretário executivo da pasta, tenente-coronel Paulo Cesar Gomes; do secretário executivo adjunto, coronel André Luiz Barros Gioia; do chefe do Dipen, capitão Francisco Camurça; do secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), Hermes de Macedo; e de representantes das empresas cogestoras das unidades prisionais e das forças militares do Estado.

O curso foi ministrado por meio de aulas práticas e teóricas com profissionais renomados da área da segurança pública e teve uma carga horária total de 95 horas. Ao todo, 44 pessoas iniciaram a qualificação, mas somente 31 que integram os mais variados quadros da segurança de diversos órgãos públicos, além de membros dos departamentos de inteligência de estados como Rondônia e Pará, conseguiram chegar até o final e receber os seus certificados.

Em seu discurso aos formandos hoje (19/08), Vinícius Almeida enfatizou a importância da capacitação de agentes na área de inteligência e o papel fundamental que ela exerce atualmente no sistema prisional.

“Quero parabenizá-los por conseguirem chegar até aqui, pois acredito que nesse momento vocês estão totalmente preparados para agir em situações de dificuldade e desenvolver as mais diversas ações e funções do campo da inteligência dentro da nossa segurança pública”.

Continuidade – O capitão Francisco Camurça comemorou o sucesso do primeiro curso e sinalizou que a Seap já trabalha para dar continuidade à capacitação nos próximos anos.

“A primeira edição do curso foi um sucesso total. Eu estou muito feliz e satisfeito com todos os alunos que conseguiram concluir mais essa etapa, agora eles estão aptos a desenvolver essa nova função. A partir de hoje já estamos começando a preparar a nova edição do curso, esperamos lançar em janeiro de 2022 com ofertas de novas vagas e ampliação de temas fundamentais para a inteligência penitenciária”, afirmou.

FOTOS: Divulgação/Seap

RELACIONADOS

60 quilos de produtos são apreendidos pelo Procon em supermercado de Manaus

João Alves

Delegado condenado a 30 anos pela morte de advogado sai de cadeia em Manaus

João Alves

Mulheres e minorias são prioridade em nova fase do Prosamin+

Redação Am