Portal Uno Midias
Amazonas

Seap inicia Semana do Presidiário com palestras e atividades aos reeducandos amazonenses

Nesta segunda-feira (23/08), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) deu início a uma serie de programações alusivas à Semana do Presidiário nas unidades prisionais do Amazonas. As atividades são coordenadas pelo Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), em parceria com as empresas cogestoras, e tem como objetivo promover cidadania e humanização dentro do sistema carcerário.

As programações nas unidades irão ocorrer durante toda a semana, com encerramento na sexta-feira (27/08). Durante os dias, serão realizadas palestras educativas e atividades cívicas em todos os estabelecimentos prisionais da capital e do interior.

Na abertura da programação, hoje (23/08), 20 internos que cumprem suas penas no Centro de Detenção Provisória de Manaus 1 (CDPM 1) participaram de uma palestra sobre os seus direitos e deveres. No local, eles puderam esclarecer as suas dúvidas com relação às leis e o comportamento em sociedade. Já no Centro de Detenção Feminino (CDF), a Seap realizou um momento de beleza com as reeducandas, que contou com escova de cabelos e maquiagem. Ambas as unidades ficam no ramal do quilômetro 8, da rodovia BR-174 (Manaus – Boa Vista).

A chefe do Deresc, Keyla Prado, lembra que a programação é um dos caminhos que a Seap adota para mostrar ao interno a importância de se aproveitar as oportunidades que o sistema prisional oferta, atualmente, por meio dos programas de ressocialização. “Programações como essas fazem com que o detendo acredite na sua ressocialização, se sinta valorizado e compreenda o seu papel aqui dentro do sistema prisional e na sociedade”, disse.

Programação – No decorrer da semana, a programação se estende para as demais unidades prisionais com palestras sobre cidadania no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), filmes educativos no Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 (CDPM 2) e aulas de educação moral e cívica no Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT), no Centro Feminino de Educação e Capacitação (Cefec) e na Unidade Prisional de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus).

FOTOS: Divulgação/Seap

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Sejusc forma profissionais que atuam nos Centros Socioeducativos do Amazonas

Redação Am

Atendimentos presenciais do Sine Amazonas seguem suspensos por mais uma semana, informa Setemp

Redação Am

Em Tapauá, governador Wilson Lima inaugura Núcleo de Estudos Superiores da UEA

Redação Am