Portal Uno Midias
Manaus

Seap inicia curso de NR-10 para internos e colaboradores do CDPM 1

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) está ofertando o curso de NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade aos encarcerados e colaboradores do Centro de Detenção Provisória de Manaus 1 (CDPM 1) que realizam serviços de manutenção, elétrica e refrigeração na unidade prisional, localizada no ramal do km 08 da BR-174 (Manaus-Boa Vista). A medida visa, além de oportunizar a obtenção de mais uma profissionalização, prevenir acidentes com eles e outras pessoas.

O curso possui carga horária de 40 horas e está sendo ministrado pela empresa Safe Engenharia a um total de 30 participantes, divididos em duas turmas, uma no turno matutino e outra no vespertino. As turmas são formadas por 24 reeducandos do programa de ressocialização Trabalhando a Liberdade e seis colaboradores da empresa terceirizada New Life Gestão Prisional.

Na ementa da capacitação constam conhecimentos sobre riscos em instalações e serviço com eletricidade; técnica de análise e medidas de controle de risco; Normas Técnicas Brasileiras (NBR) da ABNT: NBR-5410, NBR 14039 e outras; regulamentações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); equipamentos de proteção coletiva e individual; proteção de combate a incêndio; primeiros socorros; entre outros temas.

De acordo com o diretor do CDPM 1, Dillaney Silva, a realização do curso na unidade prisional “partiu da necessidade de conscientizar o público quanto à importância do conhecimento das normas que balizam os trabalhos que envolvem a elétrica. Tal conhecimento servirá para sua segurança durante o desenvolvimento da atividade diária”.

Antes desta qualificação, a Seap ofertou, em setembro, os cursos de NR-06 (Equipamento de Proteção Individual) e NR-35 (Trabalho em Altura), a 19 e 18 internos, respectivamente. 

O reeducando Theo (nome fictício), de 41 anos, entende a seriedade das Normas Regulamentadoras (NRs). Atuando há um ano e dois meses na manutenção do CDPM 1, ele tem se especializado cada vez mais na área. O interno, que já possui certificação nos cursos de Elétrica, NR-35 e NR-06, busca agora a de NR-10.

“É uma oportunidade de melhorar meu conhecimento em questões de segurança que me traz a possibilidade de seguir as normas e desenvolver minha função de forma mais adequada”, explica ele. “É muito gratificante saber que estou sendo qualificado para meu retorno à sociedade com uma nova profissão. Sei que só posso exercê-la com os cursos de NRs que estão sendo oferecidos e atualizados no sistema prisional”.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Pai e filha ficam presos às ferragens após acidente de trânsito em Manaus

João Alves

Moradores do Nova Cidade protestam contra soltura de papagaios no bairro

João Alves

Prefeito David Almeida anuncia fim da exigência do uso de máscaras em locais abertos a partir do dia 16

João Alves