Manaus

Seap apresenta palestra sobre o ‘Trabalhando a Liberdade’ para apenados do regime semiaberto

Com o objetivo de atrair os apenados para as novas oportunidades de reintegração social por meio do mercado de trabalho, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por intermédio do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), reuniu, nesta sexta-feira (13/08), 58 reeducandos que atualmente cumprem suas penas em regime semiaberto, para realizar uma palestra sobre a importância do trabalho e ofertar cursos de capacitação e vagas de emprego do programa “Trabalhando a Liberdade”.

A reunião aconteceu no Fórum Henoch Reis, localizado na rua Valério Botelho de Andrade, bairro São Francisco, zona sul de Manaus. No local, além dos apenados, estiveram presentes também a juíza Sabrina Ferreira, titular do regime semiaberto da Vara de Execução Penal (VEP), do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM); o secretário executivo adjunto da Seap, coronel André Luiz Barros Gioia; o coordenador do Centro de Operações e Controle (COC), tenente Thales Renan; o diretor da Unidade Prisional do Regime Semiaberto (UPRS), Matheus Rocha, e a chefe do Deresc, Keyla Prado.

Em sua fala aos reeducandos, o coronel André Luiz Barros Gioia destacou as oportunidades de emprego que a Seap oferta atualmente aos detentos do sistema prisional amazonense. Ele ainda relembrou aos reeducandos sobre a chance de remição da pena pelo trabalho de acordo com a Lei de Execução Penal (LEP) e a chegada de novas empresas que irão empregar mais Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) do Estado.

A juíza Sabrina Ferreira enfatizou que “é de extrema importância fazer essas reuniões periodicamente para que a gente possa debater os direitos e os deveres dos apenados. Além disso, aqui é uma oportunidade única de promover as ofertas de trabalho e renda do programa ‘Trabalhando a Liberdade’, que é uma iniciativa da Seap bastante significativa para o processo de ressocialização deles”.

De acordo com Keyla Prado, o encontro é fundamental para instigar os apenados a entrar no mercado de trabalho. “Nós pedimos aos reeducandos que eles acreditem no nosso trabalho, pois estamos oferecendo a eles o que temos de melhor. Hoje a Seap fornece uma estrutura sólida para receber esse público, e só o que a gente pede é que procurem a Unidade do Semiaberto e iniciem o procedimento correto para poder aproveitar as oportunidades que estamos ofertando atualmente”, disse.

Onde procurar – Os apenados interessados em participar das vagas de emprego e dos programas de ressocialização devem procurar a Unidade Prisional do Regime Semiaberto (UPRS), que fica localizada na avenida Codajás, 400, bairro Cachoeirinha, munidos dos documentos originais e do comprovante de residência. O local funciona das 8h às 14h. O contato pode ser feito também pelo número (92) 99393-9247.

FOTOS: Divulgação/Seap

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura realiza operação de limpeza, higienização e implantação de ecobarreiras no igarapé do Passarinho

Redação

Em Washington, Wilson Lima busca parcerias para projetos de desenvolvimento sustentável que beneficiem quem vive na floresta

Redação Am

Wilson Lima anuncia abertura de licitação internacional para a maior obra do novo Prosamin+ em Manaus

Redação Am
Sair da versão mobile