A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com o Consulado da Colômbia e a empresa de cogestão New Life Gestão Prisional, realizou nesta segunda-feira (12/07) a abertura do curso de pintura predial, que será ofertado no Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 (CDPM 2).
A qualificação será ministrada para 20 reeducandos da unidade, sendo oito colombianos e 12 brasileiros, e contará com uma carga horária de 80 horas. Durante as aulas, ministradas pela instrutora Sônia Rocha Reis, os reeducandos terão acesso a conhecimentos práticos e teóricos sobre Matemática Básica, Perfil do Pintor, Cores Primárias e Secundárias, Tipos de Tintas, e Aplicação de Moldes para Decoração.
“Este é o segundo curso que ministro na unidade. A pintura é uma etapa importante no processo da construção civil. No mercado de trabalho existem poucos profissionais qualificados, e esse curso é uma oportunidade única para que eles possam entrar nessa área e mudar de vida”, afirma Sônia.
Para o reeducando brasileiro Antônio Martins* (nome fictício*), que participa do programa de ressocialização Trabalhando a Liberdade, o curso é mais uma via para poder alcançar um emprego digno fora do sistema. “Já estava trabalhando com pintura na unidade, agora terei a oportunidade de obter essa base teórica e melhorar a prática. Espero aprender bastante sobre essa área, para que ao sair da unidade, eu tenha a chance de garantir uma profissão e trabalhar dignamente”, disse.
Nas palavras da chefe do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), da Seap, Keyla Prado, “o curso vai proporcionar aos internos colombianos e brasileiros a chance de se qualificarem para o mercado de trabalho. Ao finalizar, eles terão acesso aos certificados e poderão iniciar suas jornadas rumo a uma nova vida. Espero que eles aproveitem ao máximo essa chance que surge de uma parceria incrível”.
FOTOS: Divulgação/Seap