Saude

Saúde realiza capacitação para apresentar novo inseticida para combate ao mosquito da dengue

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), encerra, nesta terça-feira (03/05), uma capacitação com os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) e da fundação sobre um novo inseticida para controle do mosquito transmissor da dengue. A capacitação iniciou na segunda-feira (02/05).

Denominado Fludora, o novo inseticida é usado para controle químico residual de populações adultas de Aedes aegypti em pontos estratégicos. Na capacitação, também foi apresentado o equipamento pulverizador (IK Vector Control), usado para o controle de vetores e vírus transmissores de doenças como a malária, dengue, doença de Chagas, chikungunya, leishmaniose e febre amarela.

O evento conta com palestras técnicas da Bayer, empresa multinacional que desenvolve produtos para controle de vetores na áreas da saúde e agricultura, além da Matabi do Brasil, empresa de comercialização de pulverizadores manuais.

Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o novo inseticida fortalece as ações de controle vetorial para a redução dos potenciais focos de proliferação do Aedes aegypti, reduzindo a transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya.

“Estamos apresentando os novos itens que passam a integrar as ações de controle vetorial da Vigilância Ambiental com o objetivo de que sejam obtidas, cada vez mais, reduções dos casos dos agravos no Amazonas. Estamos aguardando a previsão de envio do novo inseticida pelo Ministério da Saúde. Já o novo equipamento foi distribuído aos municípios”, destaca Tatyana.

A gerente de Doenças de Transmissão Vetorial da FVS-RCP, Luzia Mustafa, destaca que as ações devem se concentrar nos pontos estratégicos de focos de dengue já mapeados, devido à concentração de mosquitos ser maior. “A gente precisa realizar o tratamento perifocal nos criadouros do Aedes aegypti para diminuir a densidade de mosquitos em Manaus”, ressalta Luzia.

Pulverizador – O equipamento IK Vector Control é um dos mais recentes pulverizadores certificados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para controle de vetores. O técnico da Matabi do Brasil, Arturo Magallo, enfatiza que o uso de ferramentas adequadas no controle de vetores garante eficiência e segurança aos moradores dos locais onde serão aplicadas inseticidas.

“Esse equipamento tem várias vantagens em relação a peso e regulador de pressão para evitar subdosagens e superdosagens nas superfícies absorventes e não absorventes. Essa ferramenta está integrada dentro do manejo e controle de vetores”, ressalta Arturo.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui a coordenação das ações estratégicas para controle das doenças transmitidas por vetores, como malária, dengue, chikungunya, zika, febre amarela, doença de Chagas e leishmaniose.

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

*SECOM/FOTOS: Natanael Maricaua/FVS-RCP

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave sobem no Brasil, em todas as faixas etárias

Redação

Agosto Dourado: Policlínica Codajás realiza programação temática sobre importância do aleitamento materno

Redação Am

Wilson Lima vistoria obras de reconstrução do Centro Especializado em Reabilitação para pessoas com deficiência

Redação Am
Sair da versão mobile