Portal Uno Midias
Cotidiano

Sábado tem alertas para tempestade e calor extremo no país


Logo Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estabeleceu quatro alertas válidos para este sábado (8), em todo o país, para os quais destaca chuvas e calor extremo.

O alerta de calor se divide em duas áreas, uma mais severa no interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e outra moderada para o litoral dos dois estados e do Paraná.

Notícias relacionadas:

Os demais alertas preveem chuvas fortes em toda a Amazônia, região central, parte do nordeste e sudeste do país. A previsão mais severa é para os estados da Região Norte, com possibilidade de formação de tempestades.

No Centro-Sul, há registro de possibilidade remota de formação de tempestades durante a tarde, as costumeiras pancadas de verão.

Já as regiões do litoral norte do Paraná e do litoral sul de São Paulo têm um alerta à parte por conta do acumulado de chuvas na última semana. O Vale do Ribeira, no limite ao norte da região do alerta, recebeu chuvas fortes no começo da manhã deste sábado.

A situação mais crítica se dá na cidade de Pariquera-Açu (SP), onde o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil registram alagamentos em diversos bairros, inclusive no centro. No momento, a cidade tem acesso comprometido, com bloqueio de alguns pontos da Rodovia Ivo Zanella (SP-222), por queda de árvores, alagamentos e deslizamentos de terra, e algumas dificuldades no acesso onde o acumulado impede o trânsito livre.

As equipes de Defesa Civil e dos bombeiros atuam na remoção de famílias em áreas alagadas e já informam a diminuição das chuvas fortes na região, com a expectativa de que as famílias possam voltar ainda hoje para suas residências. Estão a caminho do município duas balsas de Cajati, um barco de Registro e um barco de Iguape. Bombeiros de Jacupiranga e Eldorado estão a caminho com uma embarcação.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

São Paulo derrota Criciúma para assumir 7ª posição do Brasileiro

Bacia do Paraguai tem escassez hídrica declarada até outubro

Fux vota contra recurso em que defesa pede soltura de Robinho

Redação