Cotidiano

Rumo a Paris: Brasil é destaque no vôlei, canoagem e tênis de mesa

O esporte brasileiro abre a semana ainda em clima de comemoração pelas várias conquistas do fim de semana, a pouco mais de um mês para a Olimpíada de Paris. No domingo (16), o mesa-tenista carioca Hugo Calderano, número seis do mundo, foi campeão no WTT Contender de Ljubljana (Eslovênia), repetindo o êxito na etapa do WTT do Rio de Janeiro, no último dia 26. O brasileiro sobrou na final contra o francês Felix Lebrun, quinto no ranking mundial, por 4 sets a 0 (parciais de 11/9, 11/5, 11/7 e 11/9).

Também com presença assegurada em Paris 2024, a paulista Giulia Takahashi roubou a cena no Campeonato Sul-Americano, em Assunção (Paraguai) ao conquistar duas das seis medalhas de ouro obtidas pelo Brasil na competição (no quadro geral foram 10 medalhas). No individual. foi campeã ao superar a chilena Daniela Ortega e depois também faturou o título nas duplas ao lado de Laura Watanabe, sobre parceria chilena.

Notícias relacionadas:

Governo lança guia para torcedores sobre Copa América de Futebol.Isaquias Queiroz vê briga apertada por recorde individual de medalhas.Paris 2024: atletas brasileiros reforçam cuidados com saúde mental.Nossos atletas são sensacionais! 👏🇧🇷 pic.twitter.com/0QPYvPR6dc
— Time Brasil (@timebrasil) June 17, 2024

Na Liga das Nações de Vôlei Feminino (LNV), a seleção brasileira derrotou a Turquia, atual campeã, por 3 sets a 0 (parciais de 25/14, 25/14 e 25/19), em Hong Kong (China). De quebra, além de manter a invencibilidade – 12 triunfos seguidos – a equipe comandada por José Roberto Guimarães assumiu a liderança do ranking mundial e derrubou a Turquia para a segunda colocação na lista.  As brasileiras buscam o título inédito na LNV e voltam à quadra na próxima quinta (20), às 10h30 (horário de Brasília), para o duelo de quartas de final  contra as tailandesas, em Bangcoc, casa das adversárias.

No tênis, a nova parceria do mineiro Marcelo Melo com o gaúcho Rafael Matos faturou seu primeiro título na grama. Eles venceram de virada a final de duplas do ATP 250 de Stuttgart (Alemanha), por 2 sets a 1 ( 3/6, 6/3 e 10/8). O torneio é preparatório para o Grand Slam de Wimbledon, em Londres.

“Muito feliz com a vitória. Primeiro torneio de grama jogando juntos, conseguimos o título. Fizemos belos jogos durante a semana toda. Jogamos muito confiantes nos momentos importantes do primeiro jogo à final. Acho que é uma fração de um belo caminho que temos pela frente. Eu e o Rafa estamos realmente muito contentes com esse titulo aqui em Stuttgart”, comemorou Marcelo Melo, após a vitória em Stuttgart. 

Prata do Brasil na canoagem slalom

No sábado (15), a mineira Ana Sátila foi medalha de prata na canoa individual (C1), na etapa da Copa do Mundo de Cracóvia (Polônia), a última antes de Paris 2024. Já com vaga olímpica assegurada nas categorias K1, C1 e Cross, Sátila completou o percurso em 105s99, ficando atrás apenas da campeã olímpica: a australiana Jéssica Fox (102s71),  A tcheca Martina Satkova (110s35) completou o pódio com o bronze.

Na disputa masculina do caiaque-cross, o paulista Pepê Gonçalves terminou na quarta colocação. Além do Kross, Pepê também competirá em Paris na K1 (caiaque individual). 

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Defensoria do Amazonas inaugura nova sede do Núcleo de Defesa da Mulher

Thiago Braz consegue liminar e tentará vaga olímpica no Troféu Brasil

Taxa de desemprego no trimestre encerrado em novembro cai para 7,5%

Sair da versão mobile