Portal Uno Midias
Cidade

Roteiro do ‘Vivendo o Nosso Centro’ passa a incluir visita à sede do Iphan-AM, um casario de 1870

Encerrando o mês de setembro dos roteiros do “Vivendo o Nosso Centro”, a Prefeitura de Manaus recebeu, neste sábado, 30/9, um grupo de 45 pessoas para percorrer edificações, ruas e espaços de patrimônio e histórico na área central da cidade, fazendo um novo mergulho no programa “Nosso Centro”, com foco na educação patrimonial e revitalização do Centro.

E hoje, pela primeira vez, o casarão número 13, na travessa Vivaldo Lima, onde funciona a sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), representante do período de luxo e riqueza vivido por Manaus durante a fase áurea da borracha (1890 a 1910), passou a integrar o tour de visitas guiadas, com coordenação do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). O imóvel, construído em 1870, faz parte do conjunto flutuante decorrente do porto de Manaus e conhecido como “roadway” desde os ingleses na Amazônia, assim como os prédios onde funcionava a administração portuária, sendo tombado como patrimônio histórico nacional.

Para a superintendente regional do Iphan-AM, a historiadora Beatriz Calheiro, é uma felicidade atender a um chamado do público, a partir das visitas do “Nosso Centro”, que estimularam a abertura do casario aos sábados, quando tiver a ação da Prefeitura. “Aqui temos essa casa do patrimônio, que está recebendo uma exposição, a ‘Chão Velho’, com fotografias de pisos com ladrilhos hidráulicos, interativa. E toda essa movimentação do programa permite que possamos ter ações concretas, devolvendo à comunidade o acesso ao patrimônio cultural e material”, comentou Beatriz.

O roteiro patrimonial, histórico, arquitetônico e cultural também faz uma passagem pelas obras do “Nosso Centro”, lançadas pelo prefeito David Almeida, que serão entregues em dezembro deste ano.

Para a turismológa Iara Farias da Silva, 26, a visita foi muito gratificante por mostrar como as intervenções estão tomando forma e levando mais vida ao território, novamente. “Sendo formada em turismo e gostando muito de patrimônio, fico extremamente grata e sentindo que teremos muito mais atrativos para a cidade, tanto para as pessoas de fora e para as que habitam Manaus. E que todos podem vivenciar novas experiências e enxergar e se reconhecer na própria cultura, na própria história”.

A gerente de Patrimônio Histórico (GPH) do Implurb, arquiteta e urbanista Melissa Toledo, lembrou que as visitas estão mais consolidadas e com diversidade de público e formação. “O conhecimento consciente de uma sociedade quanto ao seu patrimônio cultural, arquitetônico, arqueológico e paisagístico, são vitais para o fortalecimento e a consciência em prol da preservação. O ‘Vivenciando o Nosso Centro’ ganha em quórum e vem cumprindo o papel de educação patrimonial, com fortalecimento das parcerias institucionais”.

A educação patrimonial é permanente para que a gente tenha a consciência crítica e uma sociedade voltada à preservação da sua história”, comentou.

Circuito

O circuito passa por edificações, bens tombados, praças e ruas, em um tour montado por técnicos do Implurb, com apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), e da Comissão Técnica para Implementação e Revitalização do centro histórico de Manaus.

A participação é feita mediante inscrição prévia, para realizar o tour patrimonial, cultural e educativo em espaços da capital. As visitas vão ocorrer até novembro, sempre aos sábados, com ponto de encontro na praça Dom Pedro 2°.

Responsável por uma parte do tour cultural e de ancestralidade do roteiro, o diretor do Museu da Cidade de Manaus (Muma), Leonardo Novellino, afirmou que o “Vivendo o Nosso Centro” é um grande encontro promovido pela prefeitura, recebendo os munícipes, os habitantes e visitantes da cidade para estudar, reconhecer e se apropriar do que de fato é de todos.

“Essa área é maravilhosa, o marco zero da cidade, que inclui a praça Dom Pedro 2°, o museu da Cidade de Manaus e os novos queridinhos, os novos atrativos turísticos. E o futuro casarão Thiago de Mello, o mirante Lúcia Almeida, o largo de São Vicente e as ruas históricas vão se somar ao conjunto. São encontros festivos de muita educação patrimonial. E estão todos convidados para os próximos”, disse Novelino.

Inscrições

Para os interessados em participar do programa, a equipe da Gerência de Patrimônio Histórico (GPH) faz a divulgação do link para as inscrições 10 dias antes de cada sábado. O próximo link, para a visita do dia 14/10, será divulgado no Instagram do Implurb no dia 4 de outubro, às 12h.

O diretor de Planejamento Urbano do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, participa do tour guiado, mostrando a importância do programa, as intervenções que estão sendo realizadas e os eixos do trabalho, com foco em atrair mais vida, mais negócios e mais história para o território.

“Um desses eixos se encaixa exatamente nas visitas. É necessário se conhecer o Centro, a história, o que que ocorreu aqui nessa área e as intervenções que estão sendo realizadas para, lógico, vivenciar o espaço, ter este pertencimento. Por isso, o nome do programa ‘Nosso Centro’, porque ele é uma construção coletiva, é de todos”, afirmou.

O arquiteto lembrou que, a partir de dezembro, Manaus já começa a vivenciar a revitalização com o conjunto de obras sendo entregues, além de poder admirar o potencial natural às margens do rio Negro. “O programa visa promover essa interação entre a paisagem natural e o que pode ser construído”.

Obras

A prefeitura realiza, atualmente, três obras urbanísticas no Centro, que estão previstas para serem inauguradas em dezembro deste ano: mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello e largo de São Vicente.

O circuito passa pelos pontos de obras, mas antes, seu início acontece na praça Dom Pedro 2°, seguindo para o Muma, no paço da Liberdade, e rua Bernardo Ramos. O grupo passa pelas primeiras intervenções do “Nosso Centro”, com uma passagem pela travessa Carolina. O circuito finaliza com uma ida ao Palácio Rio Branco e à sede do Iphan-AM.

Em todos os pontos é feita contextualização histórica e arquitetônica com ênfase nos estilos e tipologias e, no caso das intervenções em curso pela prefeitura, a ênfase será no tipo de construção e adaptação ao novo uso.

Território

A revitalização, requalificação e regeneração do centro histórico de Manaus tem como foco o melhor aproveitamento da região central, local que guarda valorosa riqueza cultural e patrimonial. O “Nosso Centro” visa o resgate econômico da área, envolvendo ações de economia, turismo, história, empreendedorismo, cultura, arte e habitação.

Próximas datas (sempre aos sábados)

14 de outubro

28 de outubro

11 de novembro

25 de novembro

Fotos – João Viana/ Semcom

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus prepara operação de trânsito e reforço das linhas de ônibus para os dias de provas do Enem

Redação Am

Prefeito David Almeida busca excelência na Educação com Centro de Mídias

Redação

Prefeitura de Manaus realiza pavimentação do Brasileirinho por etapas e aplica 100 toneladas de asfalto nesta quarta-feira

Redação Am