Portal Uno Midias
Cotidiano

Rio terá ponto facultativo na segunda-feira devido à Cúpula do Brics


Logo Agência Brasil

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) estabeleceu ponto facultativo nesta segunda-feira (7) para os órgãos públicos federais localizados no município do Rio de Janeiro (RJ).

A decisão considera a agenda internacional da Cúpula do Brics, realizada neste domingo (6) e na própria segunda-feira, na capital fluminense, com chefes de Estado e de governo dos países membros.

Notícias relacionadas:

No entanto, o ponto facultativo não se aplica aos serviços públicos considerados essenciais, que devem manter o funcionamento normal.

A medida foi estabelecida na Portaria nº 5.405/2025, publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta-feira (4).

BRICS

O Brics é  formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, bem como por outros membros recém-admitidos – Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã. O grupo representa um dos principais foros de articulação político diplomática dos países do Sul Global, com foco na cooperação em diversas áreas. 

Desde 1º de janeiro, o Brics está sob a presidência rotativa do Brasil, guiada pelo lema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”.

A duração do mandato brasileiro é um ano e se encerrará em 31 de dezembro de 2025.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Rio Open chega ao fim com bicampeonato do argentino Sebastian Baez

Redação

Deputados acionam STF contra terceirização de escolas públicas no PR

Nível do Rio Madeira cai 35 cm e atinge cota mínima