Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

Revitalização e digitação do acervo do Herbário da Ufam recebe apoio do Governo do Estado

O Governo do Amazonas além de investir em projetos de pesquisas, por meio dos programas ofertados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), também tem apoiado estudos que visam restaurar e informatizar coleções biológicas e museus no estado. Entre eles, está a proposta de revitalização e digitação do acervo de plantas desidratadas do Herbário da Universidade Federal do Amazonas (Huam/Ufam).  

A proposta recebe apoio do governo estadual no âmbito do Programa de Apoio à Organização, Restauração, Preservação e Divulgação das Coleções e de Museus do Estado do Amazonas – Coleções Biológicas/Museus – Edital 008/2019, da Fapeam. O edital apoia com recursos financeiros e bolsas, projetos que visem dar suporte à organização, informatização, gestão e divulgação de coleções biológicas institucionais e de museus já existentes no Amazonas.  

De acordo com a coordenadora do projeto, a bióloga Maria Anália Duarte de Souza, o objetivo da proposta é tornar disponível em meio virtual as informações sobre as plantas depositadas no herbário, por meio de um banco de dados vinculado à Rede Brasileira de Herbários.  

“O banco contém todas as informações relacionadas à diversidade florística amazônica, principalmente, representada nas amostras depositadas, onde constam: informações geográficas do local de coleta, descrição da planta (forma de vida, habitat, dados de floração e frutificação etc.), taxonômicas (família, nome científico da espécie), as pessoas que fizeram a coleta e demais herbários onde duplicadas da amostra podem ser encontradas. Atrelado ao banco de dados segue a digitalização das plantas conservadas no acervo, por meio de imagens em alta resolução”, informa Maria Anália.   

Com a revitalização e digitação do acervo, vários os impactos, principalmente, relacionados à função das coleções biológicas, como a flora – plantas, fungos e algas –, vão possibilitar o estudo das plantas amazônicas por toda a comunidade acadêmica, científica ou da sociedade em geral (amantes da natureza, sociedades de coleções de plantas, agricultores e afins, consultorias, institutos não governamentais ligados ao meio ambiente, legisladores etc.). 

“Hoje não é publicado nenhum artigo científico sem citar o material testemunho depositado nas coleções oficiais, então, é um papel do herbário acolher, registrar e guardar esse material que comprova a identidade da planta estudada. Dessa forma, o Huam colocado em rede virtual serve aos próprios acadêmicos da Ufam, na sua formação, quanto aos usuários diversos citados, disseminando o conhecimento contido entre as paredes da coleção para todo o mundo”, disse a coordenadora. 

A bióloga destaca que o apoio do Governo do Estado, por meio da Fapeam. é fundamental para as oportunidades de formação de recursos humanos e a aquisição de materiais que viabilizam o desenvolvimento dos projetos.

“Os editais são imprescindíveis para consolidar a educação científico-tecnológica, a formação de profissionais e, por fim, o desenvolvimento socioeconômico da região. Sem o apoio da Fapeam não há como avançar em qualquer área do conhecimento que gera educação, desenvolvimento e renda no Estado”, ressaltou Maria Anália.    

Biodiversidade – O Herbário da Universidade Federal do Amazonas foi fundado em novembro 1979, por meio das coletas realizadas no projeto \”Levantamento Fitossociológico na Estação Ecológica de Anavilhanas – AM e Ilha de Maracá – RR\”, sob a coordenação do professor Alberto Knob e colaboração das biólogas Otávia Cunha dos Santos e Maria Rosalba da Costa Bilby.

O Huam está credenciado como fiel depositário junto ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN), vinculado ao Index Herbariorum, ao Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) e à Rede Brasileira de Herbários. Atualmente o acervo é composto por 13 mil amostras de fanerógamas, algas e samambaias depositadas.

FOTOS: Érico Xavier/Fapeam

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Amazonas recupera erosão em orla do município de Nhamundá

Redação Am

Governo do Amazonas apresenta modelo do programa Prato Cheio para comitiva do Pará

Redação Am

Exposição celebra dez anos da Soufflé de Bodó

Redação Am