Portal Uno Midias
Cotidiano

Revitalização da lagoa do Bombeamento avança com plantio de mudas e definição de espaço gastronômico

A revitalização da lagoa e do igarapé do Bombeamento, na zona Oeste de Manaus, entrou em uma nova fase nesta terça-feira, 18/3, com o início do plantio de 150 novas mudas e a definição da área onde funcionará um espaço gastronômico. A iniciativa, da Prefeitura de Manaus, coordenada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), ganhou o reforço da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (SemmasClima) e da Secretaria Municipal de Agricultura, Comércio e Abastecimento (Semacc).

O plantio das árvores tem o objetivo de ampliar a cobertura vegetal do entorno da lagoa, proteger suas margens e atrair a fauna local. Entre as espécies que estão sendo introduzidas na área estão munguba, ingá, açaí, buriti, manga, oiti e pata de vaca, árvores nativas e adaptadas ao ecossistema da região.

De acordo com o titular da Semmasclima, Fransuá Matos, a ação conjunta representa um avanço na recuperação ambiental da área.

“Essa é uma ação integrada de diversas secretarias, determinada pelo prefeito David Almeida. O plantio dessas árvores proporcionará maior conforto térmico para os frequentadores, beneficiará a fauna e contribuirá para a recuperação de uma área historicamente pouco arborizada em Manaus”, destacou.

Espaço gastronômico

Além da recuperação ambiental, o projeto prevê a instalação de uma praça de alimentação, que será implementada com o apoio da Semacc. O secretário da pasta, Wanderson Costa, esteve no local ao lado do titular da Semulsp, Sabá Reis, para definir os espaços destinados à área gastronômica.

Para Sabá Reis, a revitalização tem transformado a paisagem da lagoa do Bombeamento e despertado o interesse da população, que já começa a utilizar o espaço.

“Esse espaço, que antes passava despercebido, tem chamado a atenção. As pessoas já começam a frequentá-lo antes mesmo da entrega oficial, que será no dia 1º de maio. Estamos criando oportunidades para que a população tenha um ambiente digno e bem estruturado”, afirmou.

O projeto de revitalização prevê ainda a despoluição gradativa da lagoa, com o suporte do Instituto Jatobá. Segundo Sabá Reis, a proposta inclui a soltura de 100 pirarucus e 12 mil tambaquis, com a proibição da pesca predatória.

“Aqui tem vida, tem tilápia, tem tracajá, e queremos fortalecer ainda mais essa fauna. A pesca será permitida apenas no sistema ‘pesque e solte’, garantindo o equilíbrio do ecossistema”, explicou o secretário.

A área revitalizada também contará com pista de caminhada, academia ao ar livre, quadra esportiva restaurada, praça molhada, e espaço para pet. Outra medida implementada na lagoa do Bombeamento foi a instalação de uma ecobarreira, a 11ª da gestão do prefeito David Almeida, com o objetivo de manter o igarapé limpo e livre de resíduos. Além disso, a Prefeitura de Manaus mantém uma equipe permanente de limpeza no local, garantindo a manutenção do espaço em dois turnos diários.

“A comunidade tem participado ativamente desse processo, reconhecendo os esforços da prefeitura e colaborando com a conservação do espaço. O que queremos é que essa parceria continue, para que possamos manter esse local limpo e bem cuidado”, destacou Sabá Reis.

Com o avanço das obras, a lagoa do Bombeamento se consolida como um novo espaço de lazer e sustentabilidade para os moradores de Manaus. A inauguração está prevista para o dia 1º de maio, quando a população poderá usufruir da nova infraestrutura e dos benefícios ambientais gerados pelo projeto.

Foto – Clóvis Miranda /Semcom

The post Revitalização da lagoa do Bombeamento avança com plantio de mudas e definição de espaço gastronômico appeared first on Blitz Amazônico.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Equador vive dia de terror nas mãos do crime organizado

Deportações em massa podem gerar déficit de mão de obra nos EUA

Redação

Em ação, MPAM pede suspensão da venda de ingressos para o Festival de Parintins 2025 até que irregularidades sejam corrigidas