Portal Uno Midias
Cidade

Representantes da prefeitura participam da abertura de encontro nacional dos conselhos de educação

Conselheiros municipais de Educação da capital e do interior do Amazonas, além de representantes da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram, nesta terça-feira, 12/9, da abertura do 14º Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) com o tema: “O papel dos conselhos municipais de educação na consolidação do direito à educação de qualidade”. O evento, que finaliza nesta quarta-feira, 13/9, ocorre no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira da secretaria, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

O objetivo do encontro é estimular a troca de experiência entre conselhos, discutindo estratégias de interação, divulgação e atuação junto à população local. A programação conta com apresentação cultural, diálogo com os participantes, mesas temáticas, mediadoras, palestrantes das mesas temáticas, entre outros.

De acordo com o coordenador da UNCME Amazonas, Luiz Carlos Castelo, o encontro é uma oportunidade para debater temáticas relevantes em prol da educação, na capital e no interior do Amazonas, em todas as modalidades de ensino.

“O intuito é refletir sobre o papel desses órgãos que compõem o sistema de ensino e tem como uma das funções a fiscalização, sobretudo, a defesa dos direitos à educação. Também buscamos extrair dos planos municipais de educação que reproduziram de uma forma o plano nacional três metas essenciais. A educação infantil é um grande desafio, a questão da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que a princípio era uma política transitória, e por fim, a educação inclusiva, que permeia todos os planos de educação e a gente quer saber como incluir”, comentou.

Segundo o presidente Nacional da UNCME, Humberto Gonzaga, o debate com representantes de várias cidades do interior do Amazonas, além de Manaus, só vem contribuir para a qualificação da educação em todos os níveis.   

“Cada Estado realiza um encontro, discute as políticas estaduais e municipais, no tocante aos conselhos municipais e culminam no nosso encontro nacional, que será realizado no mês de novembro, em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul. É um momento de discussão muito amplo, muito rico para que os conselheiros saiam devidamente preparados para enfrentar, no final do ano, o critério básico da educação nacional, especificamente no Amazonas “, completou.

Animado com o encontro e a participação de conselheiros educacionais de várias cidades, o presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Evaldo Bezerra, espera bons resultados e que os educadores saiam com muitas informações e um aprendizado para colocar em prática no dia a dia.

“Esse encontro é muito proveitoso para a educação do Amazonas, até porque todos os municípios do Estado. Vamos estar tratando aqui, acredito da maior temática de todos os tempos, que é a educação e a melhoria desse processo. Os conselhos exercem justamente um papel fundamental de colaboração e participação, que agregam realmente essas questões educacionais em cada município”, disse.

Com 9 mil alunos, da educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a presidente do Conselho Municipal de Educação e do Fundeb do município de Careiro Castanho, Aparecida Vieira Coelho, espera levar muitas informações para ajudar no processo de ensino aprendizagem em sua cidade.

“O tema do encontro já vem centralizando o papel dos conselhos municipais, que é de grande relevância para o município. Estamos participando para levar esse conhecimento e algumas implantações das temáticas abordadas nesses dias para chegar em nosso município e ter foco, implantar mesmo essa diversidade, como diz o tema”, relatou.

Fotos – Salomão Júnior/ Semed

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura reforça ações do ‘Novembro Azul’ em unidades de saúde das zonas Oeste e rural 

Redação Am

Prefeitura realiza obras de manutenção com recuperação asfáltica na comunidade Vale do Sinai

Redação Am

Prefeitura promove formação para pedagogos das escolas inseridas no programa ‘Educa Mais Manaus’

Redação Am