Portal Uno Midias
Amazonas

Relatório de Qualidade: Água tratada em Manaus passa por mais de 900 análises laboratoriais por dia

População recebe documento com informações sobre qualidade da água.

A água que chega às torneiras das casas e comércios em Manaus passa por um processo minucioso de tratamento que atende aos parâmetros do Ministério da Saúde. Atualmente, de mais de 700 milhões de litros do líquido passam pelas quatro Estações de Tratamento (ETAs) na capital amazonense, pelo menos 90% é captada do Rio Negro. A garantia de que essa água é própria para o consumo está nas seguidas análises realizadas pela Águas de Manaus.

Em 2023, as equipes da concessionária fizeram mais de 330 mil análises, a partir de amostras coletadas em 647 pontos espalhados pela capital, segundo dados do Relatório Anual de Qualidade da Água. Isso representa mais de 900 análises laboratoriais por dia.

Diariamente, equipes da empresa percorrem uma rota por esses locais, realizando análises na água e coletando amostras que são enviadas para testes em laboratório. Além de um laboratório próprio, na Ponta do Ismael, a Águas de Manaus utiliza laboratórios externos nas análises de sua água.

Nessas análises, as equipes laboratoriais verificam a presença de partículas, substâncias ou microrganismos de origem animal, que podem transmitir doenças de veiculação hídrica, como diarreia, disenteria, hepatite e leptospirose, entre outras. 

“O processo de tratamento da água envolve diversas etapas, com retirada de impurezas, correção de acidez e adição de cloro, de forma a entregar à população um líquido pronto para consumo. Água é vida e saúde, e a realização contínua de análises reforça o nosso compromisso com a qualidade do produto que disponibilizamos para a cidade”, destaca o gerente de Operações da concessionária, Lineu Machado.

O Relatório cumpre a legislação vigente, e é encaminhado à população todos os anos. O documento com os dados de 2023 já está sendo entregue a todos os clientes da concessionária, junto com as faturas do mês.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Aleam aprova Campanha de Conscientização sobre Doação de Medula Óssea no Amazonas

Jamil Maciel

Mulheres representam mais da metade das pessoas atendidas pela Defensoria do AM

Redação Am

Edital Parev Fapeam incentiva eventos científicos e tecnológicos no Amazonas

João Alves