Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

Região do Tarumã Açu vai aumentar produção com ajuda do Governo do Amazonas

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) vai tornar aptas para editais, a Cooperativa de Produtores Rurais do Tarumã Açu (COPRCCTA) e Associação de Produtores Rurais da Comunidade Olhos de Águia (ASPRCOA), na Br-174, zona rural de Manaus. Isso foi o que ficou acertado na reunião realizada no início da tarde desta quinta-feira, (02/03), com a presença dos representantes dos agricultores e o diretor presidente do Idam, Daniel Borges. O ajuste nos documentos é feito pelo programa Regulariza + Organizações Agro.


“É nossa missão institucional contribuir com os produtores familiares, da produção de sementes até a concorrência nos editais públicos para vender o que é produzido. Para melhorar a produção, o Idam ajuda. Para regularizar a documentação, o Idam ajuda. Mas precisamos que nos procurem em nossas unidades locais e exponham suas necessidades”, explica Daniel.


O pedido de ajuda partiu da comunidade, que veio ao Idam central para solicitar um mutirão de atendimento às 180 famílias cadastradas e em plena produção, mas que carecem de alguns documentos. Pelo menos 80 dessas não possuem o Cartão do Produtor Primário (Carteirinha do Produtor), e nem o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (Caf), requisito básico para o Setor Primário.

“Precisamos do Caf, precisamos do CPP e das orientações do IDAM para participarmos das políticas públicas.  Já temos produção de diversas culturas entre frutas, hortaliças, galinha, porco e peixes. Viemos com um propósito e estamos voltando com mais do que pensávamos. Obrigado Idam”, enfatiza Eliane Ferreira, uma das agricultoras.


O responsável técnico da região do Tarumã Açu, que ao todo representa 154 hectares de área plantada, é o técnico agrícola Elcimar Sales, que defende o aumento de investimentos por parte dos produtores, pela produção consolidada que já apresentam.


Ele se refere às culturas anuais de feijão, milho, mandioca, macaxeira, batata-doce e milho; à fruticultura de laranja, mamão, maracujá, limão, urucum, coco, rambutã, banana, guaraná e açaí; à horticultura de cebolinha, couve, alface, quiabo, coentro, pimentão, pepino, pimenta de cheiro, malagueta e murupi; e à pecuária que tem galinhas de corte e postura, porco; e piscicultura de tambaqui curumim.


“O Tarumã Açu é uma região muito produtiva, com pessoas empreendedoras. Com a ajuda do Idam, em breve eles conseguirão melhor retorno de suas plantações e maior investimento. A meta é produzir até 40 mil ovos por dia. Saímos do Idam com entusiasmo para isso!”, finaliza Sales.

FOTOS: Nailson Castro/Idam

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Amazonastur articula novos voos e investimentos para o turismo do estado, em Madri

Redação Am

Jovens talentos seguem na disputa para título de futsal amazonense no Ginásio Renné Monteiro

Redação Am

Unidades do restaurante popular Prato Cheio recebem palestras informativas sobre o CRAS

Redação Am