São Paulo – Um grupo com 45 ucranianos refugiados desembarcaram no aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, por volta das 5h50 deste sábado (26), em um voo da Lufthansa. Os jovens e adultos foram recebidos por voluntários da Global Kinddom Partnership Network (GKPN), ligado à uma instituição religiosa.
Os refugiados ucranianos foram levados para São José dos Campos, no interior de São Paulo, onde serão acolhidos pela comunidade por tempo indeterminado.
Esse foi o segundo grupo de refugiados a chegar no país. No dia 18 de março, outras 30 pessoas chegaram ao país, sendo 17 delas crianças. Elas também desembarcaram no aeroporto de Guarulhos e seguiram de ônibus até a cidade de Curitiba, no Paraná. O estado abriga a maior comunidade ucraniana do país.
Número de refugiados supera 3 milhões, segundo ONU
Mais de três milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde que a Rússia iniciou a invasão do país em 24 de fevereiro – anunciou uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) na terça-feira (15).
“Chegamos ao número de três milhões de pessoas em termos de movimento populacional para fora da Ucrânia”, disse o porta-voz da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Paul Dillon, à imprensa em Genebra.
Desse total, 1,4 milhão são crianças, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e entre eles há também 157 mil cidadãos de outros países que fugiram da Ucrânia, segundo a OIM.
A Polônia é o país que mais recebeu refugiados da Ucrânia. No total, 1,79 milhão de pessoas encontraram refúgio no país desde 24 de fevereiro, segundo o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR).
Romênia, Hungria e Moldávia também receberam um número significativo de ucranianos fugindo da ofensiva lançada pela Rússia.
*Com informações de D24am/Foto: Divulgação