Portal Uno Midias
Cidade

Recuperação econômica é discutida na 4ª reunião de fórum municipal criado pela Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), realizou, nesta quinta-feira, 14/10, a 4ª reunião do Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM), no auditório Joaquim Igrejas Lopes, da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea).

Dentre as pautas discutidas estão a regularização fundiária, taxa de iluminação pública, recuperação das vicinais, criação e implantação da Central de Comercialização da Agricultura Familiar de Manaus, otimização do processo de licenciamento ambiental, implementação de sistemas de inspeção e fiscalização sanitária para a agricultura familiar, além da promoção do Refis municipal.  

“O prefeito David Almeida vem recomendando que tratemos de pautas para a recuperação da economia da cidade e, neste sentido, as de hoje, tratadas na reunião, foram muito importantes. Além disso, também é imprescindível que a população também acompanhe essas discussões, que podem mudar a vida das pessoas”, destacou o secretário da Semtepi, Radyr Júnior.

Na ocasião, estiveram presentes, além do gestor da Semtepi, Radyr Júnior, o subsecretário de Assuntos Operacionais, Gustavo Igrejas; o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ademir Stroski; o secretário municipal de Finanças e Tecnologia da Informação, Clécio Freire; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo; o presidente da Faea, Muni Lourenço; e o vereador William Alemão, como representante da Câmara Municipal de Manaus.

Fórum

O FOPAZFM foi criado pelo decreto municipal n° 5.049/2021, assinado pelo prefeito David Almeida, em virtude da necessidade de integração municipal entre os setores da indústria, comércio e agropecuária, que compõem a Zona Franca de Manaus. O fórum é permanente e tem a Semtepi como secretaria executiva.

Dentre as atribuições do FOPAZFM estão estimular a articulação entre os segmentos econômicos, pilares da ZFM, promover negócios que tragam benefícios, como a geração de renda para a sociedade; a integração do comércio varejista, de pequenos supermercados e estabelecimentos, com os agricultores e as agroindústrias locais, buscando assim, aumentar as compras regionais, incentivar a agroindustrialização dos produtos locais, articular ações voltadas ao desenvolvimento de programas e de formação e capacitação, além de dar apoio às atividades lideradas pelo fórum.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus lança Programa Nacional de Inclusão de Jovens

Redação Am

Prefeito David Almeida anuncia construção de novo terminal de ônibus e viaduto para Manaus

Redação Am

Prefeitura reconstrói escada para devolver acessibilidade à comunidade da Sharp após chuvas do fim de semana

Redação Am