MANAUS- A fumaça proveniente de queimadas encobre Manaus nesta sexta-feira (3) pelo sexto dia consecutivo. A qualidade do ar é “péssima” em todas as zonas da cidade, segundo o World’s Air Pollution. O site de monitoramento registra que o ar em Manaus é um dos “menos saudáveis” do mundo.
Os amazonenses sofrem com péssima qualidade do ar há dois meses. As chuvas do dia 18 de outubro amenizaram a situação e dissiparam a fumaça por pouco tempo. Na data, a qualidade ar foi “moderada” e “boa”. Desde o último domingo, dia 28 de outubro, a capital amazonense é encoberta pela fumaça..
De acordo com o plataforma Selva (Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental), que tem sensores espalhados pela cidade, o nível de poluição é pior nas zonas sul e leste. O pico está na região do Distrito Industrial I, com 210.8 pontos, que é considerado péssimo. Nos bairros No Morro da Liberdade, Colônia Oliveira Machado e Crespo o ar varia entre 195.5 e 198, também de classificação péssima.
O World’s Air Pollution registra ar péssimo para a saúde nos municípios de Itacoatiara (a 269 quilômetros de Manaus), Careiro da Várzea (a 23,4 quilômetros) e Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros da capital).
Nos primeiros dois dias de novembro, o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostrou 20 focos de queimadas no Amazonas. Até o dia 29 de outubro, o estado teve 3.779 focos de queimadas apenas em outubro. No mesmo período do ano passado, foram 1.503 focos.
A Semmas (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) informa que as queimadas ocorrem na Região Metropolitana de Manaus, principalmente no Careiro da Várzea e Castanho. O bloco metropolitano é formado por 13 municípios.
Fonte: https://amazonasatual.com.br/fumaca-deixa-ar-pessimo-em-manaus-pelo-sexto-dia-consecutivo/Foto AMZ Live/YouTube)