A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), avança com obras nesta segunda-feira, 25/10, em cerca de 17 quilômetros da Comunidade Nova Canaã que tem acesso pela BR-174 (Manaus-Boa Vista), na zona rural, beneficiando 3,5 mil famílias. A ação é um compromisso assumido pelo prefeito David Almeida e pelo vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Marcos Rotta, após visita ao local e constatação de que os ramais estavam intrafegáveis.
Servidores da Seminf com escavadeira, retroescavadeira, caminhões e tratores trabalham a todo vapor na execução da substituição da base da via, para posteriormente implantar a fresa asfáltica em todo o percurso dos ramais, melhorando a trafegabilidade dos moradores, que há mais de sete anos aguardavam a chegada de infraestrutura na comunidade.
De acordo com o subsecretário municipal de Serviços Básicos da Seminf, Egleuson Santiago, o local estava sem acesso e a situação dificultava a locomoção das pessoas que moram na comunidade. Os trabalhos de infraestrutura implantados no ramal fizeram a ligação do trecho formando uma via com trafegabilidade. Os serviços estão sendo intensificados e já apresentam resultados positivos para todos, nesses primeiros dias de execução.
“Com a determinação do prefeito David Almeida, a Seminf realizou toda a terraplanagem, com a destinação correta das águas pluviais e agora faz a aplicação da fresa. Ainda, reutilizamos a fresa que foi retirada do pavimento antigo das avenidas das Torres e Torquato Tapajós. Como a área é de pouca circulação de veículos pesados, a técnica de reutilização é eficaz. Estamos destinando esse material à revitalização de cerca de 12 ramais da zona rural. Após essa etapa, a comunidade vai poder ir e vir com a segurança merecida”, ressaltou Santiago.
No ramal Sossego do Léo, os moradores estavam ilhados, sem conseguir chegar à BR-174, uma vez que o ramal estava intrafegável. Agora a realidade é outra e a comunidade comemora as obras da Prefeitura de Manaus que acompanharam de perto. Em agradecimento, os moradores ofereceram um almoço aos servidores da Seminf.
Para o subsecretário de comunidades da Seminf, Wagno Oliveira, receber esse ato de carinho da população é emocionante e muito gratificante.
“Fiquei feliz em ver que as pessoas reconhecerem o trabalho da prefeitura. Em dez meses já fizemos muitas coisas na cidade, asfaltamos mais de seis mil ruas em Manaus, e esse ato de reconhecimento é uma motivação a mais e a certeza de que a gestão do prefeito David Almeida está no caminho certo, modificando para melhor a vida das pessoas”, afirmou Wagno.
O morador do ramal Sossego do Léo, Damião Araujo destacou a importância da ação pública na região. “Quando chovia, o carro não entrava e nem saía, se precisasse de uma ambulância não vinha, se precisasse da polícia, não tinha como entrar. Agora nossa realidade é outra. Agradeço ao prefeito e todos os servidores. Pela primeira vez vejo um órgão ter coração, trabalhar com amor. Nos ouviram com atenção e executaram as obras da forma que precisávamos, um serviço de qualidade que mudou a vida de todos”, concluiu o morador.
Nos primeiros dez meses da administração do prefeito David Almeida, foram implantadas infraestruturas em 25 grandes ramais que há anos não recebiam nenhum tipo de obra, mas com o intuito de garantir acessibilidade aos moradores da zona rural e possibilitar o escoamento da produção agrícola, o trabalho está sendo intensificado.