Portal Uno Midias
Amazonas

Provas do Sistema de Avaliação Educacional do Amazonas ganham novas datas de aplicação

Com a nova data,  a aplicação das provas está prevista para ocorrer de 6 e 17 de novembro 

Marcada para acontecer, no período de 23 de outubro a 10 de novembro, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar em busca de diminuir os impactos causados pela estiagem, adiou a aplicação das provas do Sistema de Avaliação Educacional do Amazonas (Sadeam). Com a nova data, a aplicação do exame está prevista para ocorrer nos dias 6 a 17 de novembro.  No total, 1.080 escolas públicas municipais e estaduais participarão da avaliação voltada para os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

A prova do Sadeam atua no diagnóstico dos níveis de aprendizagem, medindo a qualidade do trabalho desenvolvido nas escolas da rede pública.

A coordenadora estadual do Sadeam, Angélica Cordeiro, explicou que em em razão da dificuldade de logística provocada pela estiagem, a prova precisou ser adiada, porém, considerando o início das chuvas e o sinal da subida dos rios, já é possível ter a estimativa de nova data. 

“Decidimos alterar essa data para garantir a participação de todos os nossos estudantes, visto que algumas comunidades já tinham sinalizado a impossibilidade da participação na prova. Com a nova data, buscamos atender todas as escolas dos 62 municípios”, enfatizou Angélica. 

O resultado das provas do Sadeam, integram as ações do Programa Amazonas + Alfabetizado, lançado em agosto pelo governador Wilson Lima e pactuado com os 62 prefeitos em evento com a presença do ministro da Educação (MEC), Camilo Santana. A avaliação também compõe um dos cinco  itens de condicionalidades para que os entes federados possam concorrer a receber os recursos da complementação Valor Aluno/Ano por Resultados (Vaar).

O Vaar é uma complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que utiliza indicadores de qualidade educacional como parâmetros definidos pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para distribuição dos valores com base em dados do Censo Escolar.

A avaliação é realizada desde o ano de 2008 e tem o objetivo de medir o desempenho escolar dos estudantes para oferecer subsídios para a reformulação de políticas públicas e contribuir para a composição do Índice de Desempenho Educacional do Amazonas (Ideam) e da Distribuição de Rateio do ICMS Educação (Drie).

Amazonas + Alfabetizado

Em agosto de 2023, o Governo do Amazonas, juntamente com as prefeituras municipais, assinou o termo de adesão em regime de colaboração para o programa Amazonas + Alfabetizado e ICMS da Educação. Os principais pontos positivos a partir da implantação do sistema de avaliação para o ICMS da educação são: análise temporal da evolução da aprendizagem (anual); tempestividade dos resultados; ampliar a participação dos estudantes; indicadores baseados na nossa realidade e melhor utilização dos indicadores no enfrentamento das desigualdades educacionais.

FOTO: Divulgação/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar 

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governador Wilson Lima sanciona lei que estabelece tempo de espera máximo para atendimento ao consumidor

Redação Am

Centro de Imagens do Hospital Delphina Aziz ganha projeto de humanização pioneiro no Amazonas

Redação Am

Deputado João Luiz participa de assinatura de convênio histórico do “Passe Livre” para estudantes de Manaus

Jamil Maciel