A pandemia inspirou as escolas da Prefeitura de Manaus a criarem novas formas de proporcionar aprendizado aos estudantes. Na Escola Municipal Ana Mota Braga, no bairro Petrópolis, zona Sul, foi criado o projeto ”Protagonista do Meu Saber”, que envolve reforço escolar e educação digital, com estudantes do 7º ao 9º ano como monitores dos alunos do 6º ano, no reforço escolar.
O projeto funciona com duas equipes de estudantes, uma delas é responsável pela produção de conteúdo, que aprende a fazer roteiros, lives, edição de vídeo, entre outras atividades, utilizadas para produzir materiais direcionados às aulas de reforço da própria unidade, no contraturno.
De acordo com o idealizador, o professor de história da unidade, Bruno Elias Rego, o projeto recebeu esse nome justamente por estimular os estudantes a estarem à frente no processo de aprendizagem, sendo protagonistas, no sentido de aprender e também de ensinar.
“Uma equipe produz as aulas, e outro segmento de alunos assiste a essas aulas de reforço que foram produzidas pelos próprios estudantes. Essas aulas de reforço são gravadas e editadas pela equipe de educação digital, e se tornam um material adicional da própria escola, para que os nossos alunos possam ter mais um recurso, também, em termos de videoaulas”, acrescenta Bruno.
A gestora da escola, Jamiles Gomes, aponta que os impactos do projeto já podem ser sentidos de diversas formas, porque os estudantes se sentem mais motivados a estudar e a desenvolver novas habilidades.
“O primeiro impacto foi com a educação digital. Esses alunos que já eram bons, aumentaram o rendimento e o compromisso com o processo de aprendizagem. O segundo foi a recuperação dos conteúdos que não foram consolidados nos anos de pandemia. Um grande destaque é que os alunos iniciaram totalmente desmotivados, agora estão com notas melhores, além da interação da comunidade com a escola, pois, os pais procuram as professoras e o reforço, querendo colocar os filhos”, completa Jamiles.
Participando como uma das monitoras do ”Protagonista do Meu Saber”, Analice Amorim, do 9º ano, conta que quando viu o projeto percebeu a oportunidade de mudar a forma que acessava o seu aprendizado.
“A primeira vez que eu vi o projeto, foi como se fosse uma oportunidade para mudarmos o aprendizado, mesmo como forma de reforço. Mudou a minha rotina que antes era só casa e escola, e agora estou vindo pela manhã para fazer as oficinas, e à tarde eu venho na escola para estudar meu conteúdo normal mesmo”, conclui Analice.