Portal Uno Midias
Cidade

Projeto ‘Nosso Centro’ da Prefeitura de Manaus integra Guia Nacional e pode ser consultado no site do Implurb

O projeto lançado pelo prefeito de Manaus, David Almeida, para promover reabilitação e revitalização no centro da capital, o “Nosso Centro”, foi destaque na publicação do “Guia de Boas Práticas em Mobilidade Urbana: Estudos de Replicabilidade”, do projeto AcessoCidades, iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com a Confederación de Fondos de Cooperación y Solidaridad (Confocos)/Espanha e a Associazione Nazionale Comuni Italiani (ANCI)/Itália, com cofinanciamento da União Europeia.

A publicação agora está disponível para acesso e consulta no site do Implurb, no carrossel de banners, e apresenta a política urbana com foco no planejamento de bairros, sendo um dos quatro modelos implementados no Brasil, incluindo Recife (PE), São Paulo (SP) e Boa Vista (RR). O material foi apresentado durante o Circuito Urbano, evento virtual promovido pela ONU Habitat ano passado. O destaque de Manaus começa na página 55 do documento.

“Tornar a cidade mais caminhável significa intensificar a sensação de segurança e conforto, reduzir distâncias percorridas, oferecer atividades e oportunidades diversificadas, tornar os espaços públicos atrativos e incrementar a oferta de sistemas de mobilidade sustentáveis, atuando também no fomento ao transporte coletivo e por bicicleta”, apresenta o documento sobre a proposta da capital amazonense.

Entre as iniciativas apresentadas no material, o “Nosso Centro” é um exemplo de estratégias para tornar a área urbana mais pujante. De acordo com o diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, a proposta prevê ainda o retorno de habitações para a região central onde, atualmente, residem cerca de 30 mil pessoas.

“Nossa ideia é que a médio e longo prazos nós consigamos colocar no mínimo 200 mil pessoas e para isso estamos desenvolvendo um plano de habitação”, contou. Ele disse que, apesar de ter grande oferta de empregos, em torno de 100 mil, a área funciona principalmente em horário comercial, sofrendo um esvaziamento natural após o período de expediente dos setores do comércio e serviços.

O projeto tem foco em “Mais Negócios”, com dinamização da economia local e atrativo para geração de emprego e renda; e “Mais História”, articulando ações e intervenções urbanas, arquitetônicas, culturais e artísticas no território.

O projeto visa qualificar políticas de mobilidade urbana no Brasil, com vistas ao desenvolvimento sustentável e ao combate às desigualdades sociais, raciais e de gênero.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura realiza campanha de vacinação contra a H1N1 na sede da Semed

Redação Am

Prefeitura realiza ‘Manaus Mais Cidadã’ em escola municipal

Redação Am

Prefeitura de Manaus promove oficina sobre levantamento epidemiológico da prevalência de cárie dentária

Redação Am