Portal Uno Midias
Cidade

Projeto de autoexame virtual para detecção de casos de hanseníase é apresentado ao CMS/Manaus

O projeto “Autoexame de Pele Virtual”, da Prefeitura de Manaus, que será coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Núcleo de Controle da Hanseníase, a partir de fevereiro de 2022, foi apresentado ao Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus), durante a 11ª Assembleia Geral Ordinária, nesta quarta-feira, 24/11, no auditório do Complexo de Saúde Oeste, no bairro da Paz, zona Oeste.

A apresentação, conduzida pela chefe do Núcleo de Controle da Hanseníase, enfermeira Ingrid Santos, foi direcionada para os conselheiros municipais de saúde, representantes dos segmentos de gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no município de Manaus.

Conforme Ingrid, o objetivo do projeto é intensificar as ações de acompanhamento de saúde dos estudantes, trabalho já realizado pelo Programa Saúde na Escola (PSE), que atende 257 escolas das redes estadual e municipal de Educação.

“O projeto é mais uma estratégia da Prefeitura de Manaus, para a detecção precoce da doença e do início do tratamento, o que vai possibilitar quebrar a cadeia de transmissão e, assim, evitar novos casos e sequelas irreversíveis da doença”, ressaltou.

O projeto, explicou a enfermeira, será executado em ambiente virtual, em que o aluno, ou uma pessoa da família, poderá responder um questionário em formulário on-line desenvolvido pela Semsa no Google Forms.

“Será enviado um link do questionário para a plataforma que já é utilizada nas escolas, com perguntas básicas sobre presença de manchas, coceira ou dor nos nervos. Os profissionais da Semsa acompanharão as respostas do formulário e ocorrerá uma triagem. As equipes de saúde estarão mobilizadas para agendar o atendimento do estudante e definir um diagnóstico. Caso o estudante ou a escola não tenham acesso à internet, a Semsa vai providenciar formulário impresso e as informações serão inseridas na plataforma por profissionais dos Distritos de Saúde”, informou Ingrid.

Ocorrências

De janeiro a 23 de novembro de 2021, o município de Manaus registrou 83 casos novos de hanseníase, sendo seis em menores de 15 anos, com aumento na detecção geral de 29,69%, quando comparado ao mesmo período do ano de 2020. Na comparação dos casos deste ano com o mesmo período de 2019, o município apresenta uma redução de 27,83%, indicando uma possível subnotificação de casos, considerando o período da pandemia da Covid-19, que reduziu a procura por serviços nas Unidades Básicas de Saúde.

Em relação à proporção de casos novos de hanseníase com grau de incapacidade física, dos casos diagnosticados em 2021, 18,75% já apresentavam grau 2, o que indica pacientes com sequelas irreversíveis no momento do diagnóstico.

“A hanseníase ainda é uma doença cercada de preconceito e vergonha, que são alguns dos motivos para que o paciente não procure o diagnóstico ou não faça a adesão adequada ao tratamento. E a apresentação do projeto para o CMS/Manaus é uma forma de reforçar o alerta sobre essa questão, envolvendo os conselheiros de saúde, que atuam próximo das comunidades”, explicou Ingrid.

Durante a Assembleia Ordinária, o presidente do CMS/Manaus, Jorge Carneiro, destacou a importância da apresentação, para que os conselheiros tenham a oportunidade de obter mais informações sobre ações e dos serviços disponibilizados pela Semsa.

“É um momento para esclarecer as dúvidas dos conselheiros e até para intervenções sugerindo algum tipo de melhoria no serviço. Dessa forma, entendo que o controle social está sendo feito porque todos os conselheiros municipais são formadores de opinião, tendo ligação com os conselhos locais de saúde, que por sua vez têm ligação com os usuários do SUS, o que torna possível fazer com que os serviços sejam mais conhecidos pela população”, afirmou Jorge.

RELACIONADOS

Praia da Ponta Negra fica interditada de quinta até domingo, atendendo a decreto do prefeito David Almeida

Redação Am

Prefeitura realiza obras de infraestrutura no bairro Cidade Nova

Redação Am

Prefeitura realiza obras preventivas nos bairros da zona Norte

Redação Am