Portal Uno Midias
Amazonas

Projeto Bombeiro Mirim realiza aula inaugural do primeiro semestre de 2023

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, nesta quarta-feira (1°/03), a aula inaugural para o primeiro semestre do Projeto Educacional Bombeiro Mirim (Proebom). Ao todo, são 800 vagas para alunos na capital e no interior, que fizeram inscrição para participar do projeto de formação.

O vice-governador do Estado, Tadeu de Souza, representou o governador Wilson Lima na solenidade, realizada no Comando-Geral do Corpo de Bombeiros do Amazonas. Participaram da aula inaugural 150 alunos pertencentes a três unidades operacionais de Manaus.

“Esse é um projeto de resgate e proteção social. Um projeto que é um exemplo de como tratar as nossas crianças e adolescentes, e acima de tudo, uma ação social”, disse o vice-governador.

O evento, que marca o início das aulas, foi transmitido ao vivo para as outras turmas da capital e do interior, exceto em Iranduba, onde a solenidade será realizada nesta quinta-feira (02/03).

De acordo com o comandante-geral do CBMAM, Orleilso Ximenes Muniz, às vagas ofertadas serão distribuídas nas 13 unidades operacionais do CBMAM, que pertencem ao Comando de Bombeiros da Capital e ao Comando de Bombeiros do Interior (CBI).

“Nós trabalhamos a hierarquia e disciplina. Aqui, eles aprendem instruções técnicas, aprendem que não podem mentir. Então, eles transportam para os seus lares e para as escolas que eles convivem. Esse projeto é realmente transformador. Que futuramente eles se tornem homens e mulheres honrados”, ressaltou o comandante.

Formação

Durante seis meses, os novos alunos bombeiros mirins vão receber aulas de história dos bombeiros e Defesa Civil, educação física, noções de salvamento aquático, noções de combate a incêndio, noções de salvamento em altura, noções de primeiros socorros, estudo e prática Bombeiro Militar – Ordem Unida, ética e cidadania, e Estatuto da Criança e do Adolescente.

Na grade curricular constam ainda educação em saúde, musicalidade, noções de educação ambiental, noções de educação no trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, além de palestras, formaturas, filmes, recreação, atividades culturais e passeios.

Izabel Barroso, de 48 anos, mãe de um bombeiro mirim, enfatizou que o projeto tem sido um auxiliar na educação do filho. Mãe solteira, ela conta que é difícil educar uma criança, mas que as aulas estão ajudando dentro de casa.

“Eu represento o papel de pai e mãe, então é uma responsabilidade bem maior. Com certeza, desde o início do projeto já começou a mudar a minha rotina, porque nos aproxima dos nossos filhos. É como se eu sentisse a paternidade no projeto, ele auxilia com uma educação melhor, contribui na minha casa e no respeito, principalmente”, contou.

Iniciativa

O Proebom é um projeto de responsabilidade social do CBMAM, tendo como foco a valorização dos ideais de cidadania e civismo na formação de crianças e adolescentes. Dessa forma, o Corpo de Bombeiros Militar contribui com a sociedade amazonense no sentido de auxiliar na formação básica dos cidadãos.

A bombeiro mirim Michele Araújo, de 13 anos, que passou a ser monitora de turma, ressalta que o projeto transformou a sua vida. “Eu me sinto privilegiada de participar, porque é um projeto em que todo mundo quer estar. Mudei muito do início para cá. Hoje sou monitora e sinto que estou bem melhor como pessoa”, explicou. 

FOTOS:  Antônio Lima/Secom

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Seap recebe visita de representantes do Depen em unidades prisionais do Amazonas

Redação Am

Deputado João Luiz visita obras no Hospital Regional de Humaitá

Jamil Maciel

Wilson Lima abre ano letivo para mais de 40 mil alunos do Cetam e destaca avanço na qualificação para novos mercados

Redação
Sair da versão mobile