Portal Uno Midias
Cotidiano

Projeto ‘Aprendendo a Desenhar’ leva educação artística a escolas da zona Norte de Manaus com apoio da prefeitura

Com foco em estimular a criatividade e desenvolver habilidades artísticas nos jovens, o projeto “Aprendendo a Desenhar”, contemplado pelo edital Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), da Prefeitura de Manaus , por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), busca proporcionar o acesso à educação artística em três escolas municipais da zona Norte de Manaus. O público-alvo são os alunos do 9º ano do ensino fundamental.

O desenvolvimento do projeto se dará por meio de oficinas práticas de desenho, conduzidas por educadores e artistas locais. Serão abordadas técnicas básicas de desenho, como proporção, sombreamento e perspectiva, proporcionando uma introdução sólida ao universo artístico. Os escritórios também incluem atividades interativas que promovem a troca de ideias e a experimentação criativa.

Para o presidente da Concultura, Tony Medeiros, iniciativas como essa são fundamentais para o desenvolvimento pessoal dos jovens. ” Este projeto é uma demonstração clara da determinação do prefeito David Almeida em promover a inclusão cultural e o acesso à arte nas áreas periféricas de Manaus. A arte, especialmente o desenho, vai além do aprendizado técnico, sendo uma ferramenta poderosa de desenvolvimento pessoal e de abertura de novas perspectivas”.

Idealizador do projeto, Stanley Rodrigues tem se destacado pelo trabalho de valorização da arte manauara. “Desde 2018, observei que muitos artistas participantes de projetos culturais e convidados representando o Amazonas, tanto localmente quanto fora do Estado e do país, não são de Manaus. Como professor de artes, produtor cultural, designer, grafiteiro e muralista manauara, meu objetivo é destacar e apoiar a arte genuinamente amazonense, buscando oportunidades para jovens talentos que, muitas vezes, estão marginalizados no circuito local”.

Iniciado na última sexta-feira, 14/3, na escola municipal Vicente Cruz, no bairro Novo Israel, zona Norte, o projeto oferece aos alunos de escolas públicas, muitas vezes sem acesso a atividades culturais formais, uma oportunidade de vivenciar a arte de forma prática e educativa.

O projeto “Aprendendo a Desenhar” foi um dos selecionados pelo Edital Macro de Chamamento Público n° 002/2024 – Artes Visuais, com recursos da Pnab de fomento à cultura, da Prefeitura de Manaus, realizado pela Concultura, com o apoio do Ministério da Cultura, do governo federal.

Programação

Sexta-feira, 21/3, às 14h

Local: Escola Municipal Lucila Freitas, localizada na rua Rosa de Maio, 238, Colônia Santo Antônio.

Sexta-feira, 28/3, às 14h

Local: Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo, localizada na rua Santa Mônica, s/nº, Monte das Oliveiras.

Foto – Divulgação

The post <strong>Projeto ‘Aprendendo a Desenhar’ leva educação artística a escolas da zona Norte de Manaus com apoio da prefeitura</strong> appeared first on Blitz Amazônico.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

EUA declara embaixador da África do Sul persona non grata

Redação

Triatleta Luísa Baptista apresenta evolução positiva

Caminhos da Reportagem conquista Prêmio Crosp de Jornalismo

Redação