O primeiro bloco de editais para ciência, tecnologia e inovação (CT&I) lançado pelo governador Wilson Lima no último dia de janeiro deste ano, alcançou recorde de submissões de projetos. A informação é da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que identificou aumentos que variam de 22% a 83% em propostas submetidas, em relação ao ano passado.
O Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter Infra CT&I) foi o que mais cresceu, 83%, em relação à edição de 2022. E o Programa Ciência na Escola (PCE), que já havia crescido 66% no ano passado, chegou a receber 2.213 propostas neste ano.
Para a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, esses resultados demonstram o alcance e a confiança dos pesquisadores nos programas de CT&I oferecidos pela Fundação.
“O Amazonas é o estado que mais investe na formação de recursos humanos altamente qualificados e o segundo que mais dispõe verba do tesouro estadual para auxiliar a pesquisa. Com isso ganhamos todos: a sociedade que passa a ter uma ciência de qualidade feita no estado, os pesquisadores que recebem apoio para desenvolverem suas pesquisas, e o Governo estadual que dispõe de projetos científicos com mérito, aplicados em áreas estratégicas para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do estado”, pondera Márcia Perales.
Os Programas de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e o de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I) , que integram a linha de ação 4, da Fapeam, “ Popularização e difusão da ciência, tecnologia e inovação” também tiveram crescimento na submissão de propostas, o primeiro, 58% e o segundo, 51%.
Vale destacar que outros editais estão com inscrições abertas, dentre esses o Programa de Desenvolvimento e de Inovação para Educação Básica (Prodeb/Inter Mulheres e Meninas na Ciência/Fapeam) e o Programa Empreendedorismo Feminino em CT&I (PEF/Fapeam). Saiba mais sobre as oportunidades em CT&I no site da Fundação: www.fapeam.am.gov.br.
FOTOS: Érico Xavier/FAPEAM