Portal Uno Midias
Amazonas

Programas de inovação da Fapeam são destacados no Amoci Fortec Meeting 2021

“O investimento crescente na capacidade de pessoas, na instalação técnico-científica é extremamente importante e precisamos continuar investindo na pesquisa. A pesquisa-básica é a estrada fomentada para poder fazer fluir a pesquisa aplicada. O Amazonas está avançando e precisamos também intensificar as parcerias regionais, nacionais e internacionais”. A avaliação é da diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales, durante a mesa-redonda “Atuações em prol do Ecossistema de Inovação”, realizada nesta sexta-feira (03/09), de forma virtual.  

O evento integra a 3ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia e o XV Encontro Anual de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Encontro Fortec) do Amoci Fortec Meeting 2021. O evento é apoiado pela Fapeam, por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos (Parev). 

A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, destacou ainda que as ações da Fapeam são alinhadas ao Plano Plurianual 2020-2023 do Governo do Estado, à Agenda 2030 Brasil, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às linhas de ação da Fapeam, ampliadas na atual gestão com a inclusão de linhas exclusivas para fomentar empreendedorismo de base tecnológica e a consolidação do ecossistema de inovação.  

Nesta linha, a Fapeam fomenta novos empreendimentos e apoia empresas na forma de subvenção econômica para melhoria de processos e obtenção de produtos inovadores. Dentre os editais apresentados está o Programa Centelha, lançado em 2019, o que estimula a geração de empresas de base tecnológica. A segunda edição deste programa será anunciada no fim do mês de setembro.

“O Centelha recebeu 934 inscrições de 35 municípios do estado, o interior participou de forma significativa. O Programa envolveu todo um processo, desde suporte, capacitação e orientação para que os 28 aprovados sejam exitosos”, destacou a diretora-presidente da Fapeam.  

Durante a apresentação, Márcia Perales reforçou que no Estado há mais de 5 mil mestres e doutores, 75% se concentram em Manaus, pensando nisso foi lançado em 2020 o Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter). A iniciativa inédita é exclusiva para o interior, voltada para pesquisas aplicadas, por meio da indução em áreas estratégicas.  

“O Painter foi um programa surpreendente, tivemos um quantitativo grande de propostas de qualidade, com a contratação de 64 projetos de 13 municípios, os quais têm concentração em áreas como cadeias produtivas e setor primário”, acrescentou.  

Mulheres e Meninas na Ciência  – A professora Márcia Perales também enfatizou sobre as ações afirmativas da Fapeam que neste ano lançou programas específicos e pioneiros no Estado voltados para estimular mulheres na ciência. “Um dos editais foi exclusivo para o interior em áreas duras como Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Ciências Agrárias”, explicou.  

Editais inéditos  – Em 8 de julho deste ano, Dia Nacional da Ciência,  a Fapeam lançou nove editais. “Desse total, seis finalizaram as inscrições e somam mais de 400 propostas submetidas por pesquisadores do Amazonas”, destacou a diretora-presidente.  

E acrescentou que há, ainda, três editais com inscrições abertas que são: Posgfe, concede bolsas de mestrado e doutorado fora do estado; o Profix para formação e fixação de mestres e doutores no interior; e o Prodeb para mestres e doutores que atuam na Rede Pública de Ensino, no âmbito da educação básica, por meio da concessão de auxílio pesquisa, para o desenvolvimento de projetos de pesquisa que fortaleçam a CT&I na educação do Amazonas. “Pensando no ponto facultativo e no feriado, o Conselho prorrogou as inscrições para 10 de setembro”,  finalizou a diretora-presidente.  

A mesa-redonda contou também com a participação do superintendente da Suframa, Algacir Antônio Polsin, e do titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Radyr Gomes de Oliveira Júnior. 

Sobre o evento – Realizado de forma virtual, devido à pandemia da Covid-19, o Amoci Fortec Meeting 2021 é promovido pelo Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) da Amazônia Ocidental (Arranjo Amoci) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).  

Diversificada, a programação e o ambiente virtual do Amoci Fortec Meeting 2021 foram criados para a capacitação e interlocução dos participantes, mas também com o objetivo de criar uma experiência na cidade de Manaus. Foram 30 atividades e 40 palestrantes de organizações do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos e Colômbia, entre palestras, talks, mesas-redondas, apresentação de Pitchs de Tecnologias a possíveis investidores (“Tucunaré River”) em pontos turísticos de Manaus, para que os participantes tivessem a sensação de estar na capital amazonense.

FOTO: Érico Xavier/Fapeam

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Idam realiza curso de capacitação em Cooperativismo e Associativismo em Benjamin Constant

Redação Am

Seinfra formaliza 100% das emendas parlamentares referentes a obras no Amazonas

Redação Am

Campanha “Não dê dinheiro, dê futuro!” realiza sua 7ᵃ ação nos semáforos de Manaus

Jamil Maciel