Artigo ressalta a importância do esporte e lazer no interior do Amazonas
Lançado pelo Governo do Amazonas, o Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), foi apresentado no Congresso de Relações Internacionais do Amazonas, realizado pela Faculdade La Salle. A pesquisa reforçou o esporte como ferramenta de política pública e a importância da valorização cultural dos povos indígenas do interior do estado.
“Ficamos felizes com o reconhecimento do Pelci em um Congresso de Relações Internacionais. É determinação do governador Wilson Lima expandir nossas ações e projetos, ampliando e fortalecendo o trabalho no interior do estado”, comentou o secretário da Sedel, Jorge Oliveira.
O artigo desenvolvido pela equipe de pesquisadores da Sedel e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), teve como título “A efetivação de Políticas Públicas para os Povos Indígenas do Amazonas: Uma abordagem governamental do Pelci”. O trabalho foi apresentado pelo pesquisador da equipe Denison Aguiar que fez o destaque do trabalho no que tange o impacto social.
“No momento que começamos a perceber a efetivação de direitos a população indígena, quando se trata de esporte e lazer, colocamos em evidência o impacto social, fortalecendo que, por meio desse programa, temos políticas públicas que mostram de maneira efetiva e concreta o direito desses povos”, comentou Denison Aguiar.
O trabalho apresentado também reforçou que no âmbito da Amazônia, os povos indígenas têm uma visão cultural e particular sobre o cuidado do corpo, o esporte e o lazer. O trabalho mostra que pensar políticas públicas voltadas para essas etnias é valorizar a cultura indígenas, uma vez que o programa governamental se adapta a realidade da comunidade.
Referência nacional, o Pelci conta com seis pólos no interior do Amazonas nos municípios de Codajás, Envira, Fonte Boa, Humaitá, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga. Os núcleos indígenas estão presentes, especificamente, nos municípios de São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga reunindo mais de 1.200 atletas de diversas etnias
“O Pelci está em várias localidades, impactando de forma positiva a vida de crianças e adolescentes indígenas. Pensar políticas públicas dessa forma é investir em uma política amazônida, com amazônidas, para amazônidas, esse é o grande diferencial do do programa”, comentou o pesquisador.
Sobre o evento
A 1ª edição do Congresso Internacional de Relações Internacionais do Amazonas, com o tema “A Amazônia no mundo e o mundo na Amazônia”, foi realizada pelo curso de Relações Internacionais da instituição La Salle. O evento visou fomentar debates sobre assuntos relacionados ao direito internacional, política externa, internacionalização de organizações públicas e privadas, destinado a estudantes, profissionais e pós-graduados.
FOTOS: Mauro Neto/Sedel