Integrando a programação da visita de representantes do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP) no município de Manaus, profissionais de saúde, da Prefeitura de Manaus, participaram, na tarde desta quinta-feira, 4/4, de uma oficina de “Prevenção Combinada HIV”.
A capacitação aconteceu no Complexo de Saúde Oeste, conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, e foi direcionada para representantes de movimentos sociais e gestores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A chefe do Núcleo de Controle de HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais da Semsa, Antônia Thayná Silva, explicou que a equipe do MNCP está em Manaus, durante esta semana, para conhecer os serviços oferecidos na rede municipal e visitar as Unidades Básicas Saúde (UBSs).
“A oficina faz parte da programação que também contou com visitas às UBSs nas zonas urbana e rural, assim como os Serviços de Atenção Especializada (SAE) em HIV/Aids. Representou, ainda, um momento de troca de conhecimento sobre a realidade local e as dificuldades encontradas com o objetivo de construir estratégias conjuntas de fortalecimento das ações de cuidado às pessoas vivendo com HIV/Aids, além de sensibilizar para o combate ao estigma e preconceito, promovendo reflexão sobre os impactos à prevenção ao HIV e outras ISTs”, pontuou Thayná Silva.
De acordo com Silvia Aloia, representante do MNCP e uma das condutoras da oficina, a programação em Manaus faz parte de uma campanha maior que o MNCP preparou para executar também nas cidades de Recife e Porto Alegre, que é a Semana da Prevenção da Sífilis e Sífilis Congênita, e contra o Estigma e Discriminação em relação às pessoas vivendo com HIV/Aids.
Para a campanha, explicou Silvia Aloia, foram preparados materiais educativos como cartazes que serão distribuídos em locais como ônibus, restaurantes e Unidades de Saúde, além de vídeos interativos. “Com os vídeos, a ideia é que as pessoas nas salas de espera das UBSs possam receber informações abordando o estigma, preconceito e discriminação, informando sobre a transmissão do HIV, diagnóstico e tratamento”, informou Silvia Aloia.
Na oficina, houve a discussão da prevenção combinada, que na Semsa é realizada a partir da utilização de métodos como a testagem regular para o HIV; a prevenção da transmissão vertical (quando a gestante é soropositiva e pode haver a transmissão do vírus para o bebê); o tratamento das infecções sexualmente transmissíveis e das hepatites virais; a imunização para as hepatites A e B; a redução de danos para usuários de álcool e outras drogas; Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP); a Profilaxia Pós-Exposição (PEP); distribuição de preservativos; e o tratamento para todas as pessoas que já vivem com HIV.
“A intenção com a oficina é trazer as demandas na prevenção combinada e perguntas norteadoras. As pessoas vão respondendo e ali vão se dando os fluxos e as dificuldades. Por fim, a oficina tem o objetivo de trazer os desafios e oportunidades que esse grupo tem, que os profissionais de saúde, gestores e lideranças têm nesse momento, além de promover a discussão das subjetividades relacionadas às mulheres vivendo com HIV/Aids, que com certeza atravessam estigma e discriminação”, afirmou Silvia Aloia.
Casos
Em 2023, o município de Manaus registrou 1.535 casos de HIV, sendo 364 em pessoas do sexo feminino. Este ano, já houve a notificação de 304 casos de HIV, com 57 casos diagnosticados em pessoas do sexo feminino.
Fonte: Semsa
Foto: Divulgação
The post Profissionais de saúde participam de oficina de Prevenção Combinada HIV appeared first on amazonaspix.com.br.
The post Profissionais de saúde participam de oficina de Prevenção Combinada HIV appeared first on amazonaspix.com.br.