Cidade

Profissionais de saúde da Prefeitura de Manaus recebem treinamento sobre inserção de DIU

A maternidade Doutor Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, deu início nesta quinta-feira, 7/10, ao treinamento teórico e prático de inserção ambulatorial de Dispositivo Intrauterino (DIU) para duas profissionais médicas e três médicas residentes, que vão compor a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Desembargador Fábio do Couto Valle (Previsão de inauguração no final de outubro), na avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, bairro Jorge Teixeira, zona Leste.

O treinamento será ministrado pelos médicos obstetras Cristiane Pacheco (parte teórica) e Pablo Túlio Cavalcante Costa (parte prática). “Esse novo modelo de UBS de porte 4, que será inaugurado pelo prefeito David Almeida, prevê atendimento humanizado e uma carta ampliada de serviços, que inclui a inserção ambulatorial do DIU. Ficamos muito felizes de, como unidade de referência para esse procedimento, podermos colaborar nessa nova empreitada, que será modelo para as demais unidades a partir de agora”, destacou a diretora da maternidade, enfermeira obstetra Núbia Cruz.

O DIU é o contraceptivo reversível disponível mais eficaz do mercado, com taxa de eficiência de 99,3%, e com durabilidade de até 10 anos. O dispositivo é uma pequena peça de plástico recoberta com cobre que é colocada dentro do útero e dificulta a chegada dos espermatozoides às trompas, onde ocorre a fecundação (união do óvulo e espermatozoide).

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), no Brasil, somente 1,9% das mulheres em idade fértil usam o DIU de cobre para evitar a gravidez. Mundialmente, no entanto, a tendência é outra, e o DIU de cobre se sobressai como o método anticoncepcional reversível mais utilizado. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são cerca de 170 milhões de usuárias, ultrapassando a pílula anticoncepcional, que tem cerca de 110 milhões de adeptos.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus encerra quarta-feira de chuvas moderadas com mais de 60 ocorrências

Redação Am

Prefeitura promove segundo dia do Jaavas com provas de atletismo

Redação Am

Prefeitura de Manaus prepara novo diagnóstico da infestação do Aedes aegypti

Redação Am
Sair da versão mobile