Cotidiano

Produzido no PIM: selo da garça em pleno voo ganha novo manual de identidade visual

O famoso selo nos produtos do Polo Industrial de Manaus (PIM), reconhecido pelas frases “Produzido no Polo Industrial de Manaus” e “Conheça a Amazônia”, com a imagem de uma garça em pleno voo, passou por uma atualização e ganhou um novo Manual de Identidade Visual (MIV) completo e detalhado. Desenvolvido pela Suframa, o lançamento do MIV está marcado para sexta-feira (1º de março), durante a 313ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS), em celebração aos 57 anos do modelo de desenvolvimento, completados em 28 de fevereiro.

O selo é obrigatório em todos os produtos fabricados com os incentivos ficais da Zona Franca de Manaus por meio do Decreto Lei nº 288/1967, tanto no produto ou embalagem, quanto nas campanhas publicitárias. A base legal para aplicação está na Resolução n° 205 do Conselho de Administração da Suframa, de 25 de fevereiro de 2021.

De acordo com o técnico em Comunicação Social da Suframa e responsável pela criação do MIV, Fábio Alencar, o formato do selo lançado no Manual adequa as medidas e proporções do selo anterior aos novos meios digitais e equipamentos mais modernos de impressão. “Também estão previstas novas formas de aplicação por parte das empresas”, destacou.

História

Desde a criação pelo publicitário Reginaldo Lima, em 1982, o selo passou por evoluções, adaptando-se à expansão dos incentivos da Zona Franca de Manaus. A versão de 1982 continha as inscrições ‘Produzido na Zona Franca de Manaus’ e ‘Conheça o Amazonas’.

No fim dos anos 1990, com a ampliação dos benefícios da Zona Franca de Manaus para as Áreas de Livre Comércio nos Estados do Acre, Amapá, Rondônia e Roraima, adotou-se o texto ‘Produzido no Pólo Industrial de Manaus’ e ‘Conheça a Amazônia’, tornando-se mais específico em relação à origem do produto e mais abrangente em relação à região incentivada.

Em 2013, a marca passou por nova alteração para se adequar à reforma ortográfica de 2009, quando caiu o acento agudo da palavra ‘Polo’ – as mudanças apontadas na reforma se tornaram obrigatórias em 2016.

Garça

Além da leveza e apelo visual, a escolha da garça como elemento gráfico pelo criador do selo baseou-se no conceito de ser um pássaro capaz de alçar grandes voos. A garça, enquanto símbolo do Polo Industrial de Manaus, passa mensagem da busca constante por novos mercados. A ave também tem a característica de não ser exclusiva da Amazônia, podendo ser encontrada em diversos pontos do País, o que ajuda a demonstrar o caráter nacional de desenvolvimento econômico e social da Zona Franca de Manaus.

Via Imprensa Suframa

Texto: Layana Rios

Artes: Fábio Alencar/Suframa

#pim #zfm #suframa #economia #amazonas

The post Produzido no PIM: selo da garça em pleno voo ganha novo manual de identidade visual appeared first on amazonaspix.com.br.

The post Produzido no PIM: selo da garça em pleno voo ganha novo manual de identidade visual appeared first on amazonaspix.com.br.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Pai e filha são arremessados de moto em Manaus

Redação

Prefeitura altera trânsito no Japiim para garantir melhor fluidez na avenida Rodrigo Otávio

Cinco pessoas morrem em queda de avião no interior de São Paulo 

Sair da versão mobile