Portal Uno Midias
Saude

Produtos da FVS-RCP são escolhidos para 1ª Mostra de Experiências em Saúde Ambiental

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) foi selecionada para participar da 1ª Mostra de Experiências Bem-Sucedidas em Saúde Ambiental. O título do trabalho escolhido foi “Atenção à saúde em uma comunidade agrícola exposta a agrotóxicos no Estado do Amazonas”. O evento acontece de segunda-feira (27/09) até a quinta (30/09), de forma virtual.

Para a mostra, foram escolhidos um minidocumentário e um relatório detalhando as ações realizadas em uma comunidade do interior do estado, onde foi intensificada a importância da redução do uso de agrotóxicos em frutos produzidos na região. A mostra recebeu 86 projetos, dos quais apenas 30 foram selecionados.

As produções foram coordenadas pela FVS-RCP, por meio do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GT/Agrotóxicos), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Adaf/AM), Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Secretaria de Estado de Educação e Desporto,  Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa/Manaus), Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia), Instituto  e Centro de Informações Toxicológicas de Manaus (CIT).

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, é um trabalho que une órgãos de diferentes esferas. “É uma integração, em que cada instituição contribui com seus conhecimentos específicos para um bem maior visando a saúde do produtor rural e também aos consumidores”, salienta.

O chefe do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA/FVS-RCP), Elder Figueira, assinala que esse tipo de reconhecimento é de grande importância para a vigilância em saúde estadual. “É importante mostrar os impactos que nosso trabalho representa na qualidade de vida da população, neste caso em específico, para os produtores rurais”, apontou.

Segundo a componente do GT e bióloga, Raiane Teixeira Souza, o projeto teve sete anos de duração. “Iniciamos em 2013, como um projeto-piloto nessa vila. Percebemos diversas irregularidades no local, como uso abusivo de agrotóxicos e o não uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI)”, explica Raiane.

“No vídeo, mostramos a realidade atual, as plantações, onde grande parte dos produtores aderiram nossas indicações de boas práticas agrícolas”, complementou a bióloga.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

FOTO: Kássio Moraes/FVS-RCP

RELACIONADOS

Brasil é segundo país com mais casos de hanseníase no mundo

Brasil 61

Governo do Estado entrega equipamentos para ampliação da oferta de serviços em unidades de saúde da capital

João Alves

Ministério da Saúde destina doses de imunoglobulina e vacinas para o Rio Grande do Sul

Brasil 61