Portal Uno Midias
Amazonas

Procon-AM inicia atuação de Núcleo de Apoio aos Superendividados e Centro Judiciário de Solução Consensual

Uma cerimônia realizada nesta terça-feira, 19/10, na sede do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) marcou as implementações do Núcleo de Apoio aos Superendividados (NAS) e do Centro Judiciário de Solução Consensual (Cejusc) no órgão. As atividades dos dois programas já iniciam imediatamente, após período de treinamento dos servidores que atuam nesses dois segmentos.

O NAS chega com o intuito de ajudar no cumprimento da Lei 14.181/2021, também conhecida como ‘Lei do Superendividamento’. Em vigor desde julho deste ano, a legislação atualizou o Código de Defesa do Consumidor (CDC) de modo a aumentar a proteção da população com muitas dívidas e a fomentar ações direcionadas à educação financeira.

No Procon-AM, isso ocorrerá por meio de núcleos de conciliação e mediação de conflitos, além da revisão dos débitos pendentes. A chefe do Núcleo, Socorro Uchoa, explica que o consumidor pode procurar o órgão por meio do 0800 092 1512 ou 3215-4009/4012 e marcar atendimento na sede, localizada na Avenida André Araújo, 1.500, Aleixo, zona centro-sul. A partir daí, será feita uma análise da documentação para comprovar se há superendividamento e os servidores do Procon-AM entrarão em contato com os credores. O próximo passo é mostrar ao consumidor formas de evitar que isso se repita.

“Implantar esse núcleo tem sido um desafio. O consumidor tem que estar apto a receber todo o acompanhamento. O superendividamento compromete a subsistência do consumidor. Ele não consegue pagar o mínimo”, resume a coordenadora do NAS.

Nesse sentido, a atuação do Núcleo virá lado a lado com o Cejusc-Procon, criado no último mês de setembro, quando foi assinado um  Termo de Cooperação Técnica entre o Procon-AM e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

A iniciativa promove valores como pacificação e ética e envolverá o estudo de estratégias, técnicas e ferramentas de linguagem específicas da autocomposição, garantindo que os servidores se tornem mediadores e conciliadores qualificados, capazes de aumentar o índice de solução dos conflitos consumeristas.

“O Procon-AM está cada vez mais equipado para atender a população. No caso do Cejusc, nossos servidores passaram por treinamento intenso junto ao TJ-AM, e as técnicas aprendidas irão contribuir para soluções mais céleres nas mais diversas demandas que chegam ao órgão”, afirmou o diretor-presidente, Jalil Fraxe.

FOTOS: João Pedro Sales/Procon-AM

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Detran Explica: como como legalizar um reboque (carretinha)

Redação Am

Governo do Amazonas recebe 40 mil doses de AstraZeneca para vacinação de trabalhadores da educação

Redação

Secretário de Segurança Pública acompanha andamento da operação Arena 33

Redação Am