Portal Uno Midias
Cidade

Primeiro Plano Estratégico de Comunicação da história da Prefeitura de Manaus é entregue ao prefeito David Almeida

O prefeito de Manaus, David Almeida, recebeu nesta quarta-feira, 24/11, das mãos do secretário municipal de Comunicação, Emerson Quaresma, o primeiro Plano Estratégico de Comunicação da história da Prefeitura de Manaus. O documento, inédito, é considerado um dos mais modernos do país, representando um novo passo pela transparência na gestão pública e pelo fortalecimento do diálogo no Executivo.

De acordo com o prefeito, o lançamento do Plano é um símbolo do avanço da gestão e da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), que cumpre papel fundamental, ao garantir que toda a população entenda e esteja ciente dos programas e serviços realizados pela Prefeitura de Manaus.

“Se o maior e mais recorrente erro das administrações públicas no Brasil é a ausência de planejamento, estamos praticando e sendo a exceção. Com humildade, esperança, paz, união, trabalho, perseverança e muita fé em Deus, cumprimos nossos compromissos enquanto administradores de nossa cidade, priorizando a transparência, a inovação e o estímulo à cidadania”, destacou.

O Plano Estratégico começou a ser desenvolvido a partir de janeiro de 2021, com um diagnóstico profundo sobre processos, produtos e resultados da comunicação municipal ao longo dos últimos anos, considerando opiniões, críticas e sugestões de mais de 1,7 mil entrevistados representantes dos públicos interno e externo da prefeitura.

O secretário de Comunicação de Manaus, Emerson Quaresma, ressaltou que o Plano Estratégico é um marco, que teve como base uma política pensada de forma integrada e coordenada, para otimizar os recursos disponíveis e potencializar os resultados. “É um importante passo da Semcom enquanto área estratégica para apoiar a prefeitura no cumprimento da sua missão e de seus objetivos institucionais, sempre respeitando a legislação para o benefício da nossa população”, enfatizou.

O documento abrange dez Objetivos Estratégicos de Comunicação (OECs), acompanhados por 71 ações sugeridas para qualificar a atuação do poder público, promover a compreensão, o engajamento e a qualidade nos serviços de comunicação da prefeitura. “É um esforço estratégico de fortalecimento da comunicação interna e externa, com ações e projetos que apoiam a missão estabelecida pela gestão e os objetivos da prefeitura”, destacou Quaresma.

Sintonizado com o mundo

O Plano Estratégico de Comunicação da Prefeitura de Manaus foi desenvolvido para atender à legislação, tanto em relação ao Artigo 5º, inciso XXXIII, da Constituição Federal de 1988, quanto à Lei da Publicidade (12.232/2010), à Lei da Transparência (131/2009), à Lei de Acesso à Informação (12.527/2011) e à Lei de uso da internet no Brasil (12.965/2014).

O documento pode ser considerado um dos mais modernos do país e contempla questões relevantes e atuais para prefeituras de todo o mundo, com destaque para o fomento às ações relacionadas à Agenda Ambiental, Social e de Governança (Environmental, Social and Governance – ESG) e à saúde mental de servidores. Um reforço ao compromisso da gestão municipal no desenvolvimento de uma comunicação cidadã e transformadora, que atue de forma estratégica, inovadora e democrática, integrada e integradora.

A ação está alinhada com o Planejamento Estratégico Manaus Cidade Global, instituído por meio do Decreto nº 5.165/2021, e com o Plano de Governo 2021-2024, instituindo as diretrizes de atuação para a Secretaria Municipal de Comunicação, além de ter sido desenvolvida em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que, por meio de temas como a proteção ao meio ambiente, visa a garantir que as pessoas desfrutem de mais qualidade de vida.

RELACIONADOS

Prefeitura realiza encontro sobre as experiências dos professores das creches municipais

Redação Am

Prefeitura lança projeto ‘Ciclos da Vida’ visando a segurança dos ciclistas

Redação Am

Medidas da Prefeitura de Manaus para evitar inundações estão entre as 38 ações de revitalização do centro histórico

Redação Am