Com investimento de mais de R$ 1,9 milhão, foi inaugurada nesta quinta-feira, 23, em Coari (a 363 km de Manaus), a primeira unidade descentralizada da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) do interior do Estado.
O Hemonúcleo de Coari será responsável por uma série de serviços, incluindo exames de baixa e média complexidades, além de diagnósticos rápidos, coleta e transfusão de sangue.
Segundo o secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, o objetivo é evitar que pacientes e doadores do município, como também de localidades adjacentes, precisem se deslocar até Manaus para atendimento.
Com investimento de R$ 1.945.850,98, o Hemonúcleo de Coari possui duas edificações.
O prédio principal dispõe de sala de espera, três consultórios, triagem de hematologia, laboratório de análises clínicas, coleta de exames de doadores, recuperação de doadores, áreas de circulação de público e área reservada, liberação e rotulagem e sala de procedimentos especiais.
Ainda no prédio principal estão o laboratório de processamento de sangue, laboratório de controle do produto final, imunologia, depósito de equipamentos e materiais, administração, sala de apoio de funcionários, banheiros masculino, feminino e PCD; lanchonete, arquivo, recepção e registro.
O segundo prédio dispõe de sala de embalagem e estoque, sala de esterilização, sala de lavagem e secagem de vidrarias, gerência de resíduos, pesagem e autoclavação, área para resíduo biológico, reciclado e comum.
O espaço também conta com área de circulação externa e interna acessível para PCD; área de estacionamento, subestação e Estação de Tratamento.
*Portal Norte de Notícias/Crédito: Antonio Lima/Secom