Portal Uno Midias
Cotidiano

Presidente Roberto Cidade abre ano legislativo de 2026 e reforça papel da Aleam no desenvolvimento do Amazonas

Ao cumprir com seu dever constitucional, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), conduziu nesta terça-feira (3/2), a Sessão Solene de abertura do ano legislativo de 2026. 

Na ocasião, o governador Wilson Lima (UB) fez a leitura da Mensagem Governamental, com o balanço das realizações de sua gestão ao longo dos últimos anos e apontou prioridades para o novo ano no Executivo Estadual.

Em sua fala de boas-vindas, o presidente Roberto Cidade destacou a importância da manutenção da harmonia entre os poderes, Legislativo e Executivo, com o objetivo único de corresponder aos anseios da população amazonense.

“Tenho muita alegria de receber o governador Wilson Lima nesta Casa para a leitura de Mensagem Governamental. É mais uma oportunidade de vermos feitos que são do governo, mas que tiveram também a participação da Assembleia Legislativa. É esta Casa que aprecia os projetos, vota as matérias e atua no sentido de viabilizar ações do Estado. Pela Aleam passaram projetos que beneficiaram a população em infraestrutura, saúde, educação, segurança, no social. Este ano, 2026, vai ser muito desafiador e nós iremos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para atender os pleitos do povo do Amazonas”, declarou Cidade.

Durante a leitura de sua mensagem, o governador Wilson Lima fez um breve retrospecto da sua atuação à frente do Executivo Estadual. Apontou como feitos a criação e ampliação do programa Auxílio Estadual Permanente, que atualmente beneficia 300 mil famílias; o programa Prato Cheio, que conta com 44 restaurantes em todo o Estado e já distribuiu mais de 19 milhões de refeições. Falou ainda sobre o IPVA Social, a CNH Social, os programas Água Boa e Amazonas Meu Lar; sobre as entregas para o setor primário, o Prosai Parintins e investimentos em Educação, Ciência e Inovação.

O governador destacou ainda a construção do Hospital Estadual Veterinário, a reorganização da rede hospitalar do Estado, a instalação de polos de alta complexidade no interior, a entrega do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (CEPCOLU), de unidades do Centro de Atenção Integral à Criança com Transtorno do Espectro Autista (CAIC TEA) e do Fundo de Fomento ao Turismo, Infra-Estrutura, Serviço e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas (FTI) permanente. 

“Agradeço a Assembleia Legislativa, ao presidente Roberto Cidade pela sensibilidade com que sempre tratou os projetos enviados pelo Executivo. Essa harmonia foi e é fundamental para que pudéssemos fazer tantas entregas. Vamos continuar nesse trabalho na área de saúde, ampliando a oferta de cirurgias, de atendimentos, ampliando as salas de telessaúde. Vamos entregar até o mês de março aquela nova estrutura da FHemoam, a nova fachada do 28 de Agosto e do Dona Lindu. Vamos inaugurar uma policlínica e um hospital-dia e vamos continuar com as outras ações do Governo do Estado. Na área da segurança pública vamos convocar, até o dia 10, mais policiais civis e administrativos da Secretaria de Segurança Pública. Temos muito trabalho a realizar”, pontuou Lima.

A solenidade contou com a presença de, além dos deputados estaduais, do vice-governador Tadeu de Souza, secretários de governo, prefeitos e ex-prefeitos do interior, autoridades civis e militares, Tribunal de Contas do Estado e comunitários.

Retorno das sessões plenárias

Ao encerrar a Sessão Solene de abertura do ano legislativo de 2026, o presidente Roberto Cidade convocou os demais parlamentares para a primeira sessão plenária ordinária do ano da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura, nesta quarta-feira, 4/2.

— — —

Assessoria de Comunicação – Michele Gouvêa / 3183-4395

Foto – Rodrigo Brelaz

The post <strong>Presidente Roberto Cidade abre ano legislativo de 2026 e reforça papel da Aleam no desenvolvimento do Amazonas</strong> appeared first on Blitz Amazônico.

RELACIONADOS

Procon Manaus divulga primeira pesquisa de preços da cesta básica de 2025

Redação

Estudo do Ipea aponta injustiça tributária no Brasil

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3