Cidade

Prefeitura vai premiar pessoas e organizações que tenham atuação em direitos humanos

Prefeitura de Manaus, por meio da Comissão Municipal de Organização e Julgamento, formada por secretarias municipais, vai premiar pessoas e organizações que tenham atuado na área de direitos humanos entre os anos 2018 a 2021, com o “1º Prêmio Municipal Direitos Humanos”, que já está com o período de indicação aberto desde quinta-feira, 6/1, e segue até o dia 19/1.

O objetivo do prêmio é reconhecer a importância do papel de pessoas físicas ou organizações merecedoras de destaque especial nas áreas de promoção e defesa dos direitos humanos. Ao todo serão 20 categorias distintas. Entre elas: Defensores de Direitos Humanos; Educação em Direitos Humanos; Comunicação em Direitos Humanos; Garantia dos Direitos da População em Situação de Rua; Enfrentamento à Violência; Segurança Pública e Direitos Humanos; Promoção e Respeito à Diversidade Religiosa; Garantia dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTQIA+); Erradicação do Subregistro de Nascimento; Erradicação do Trabalho Escravo, Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente; Garantia dos Direitos das Pessoas com Deficiência; Igualdade Racial; Igualdade de Gênero; Garantia dos Direitos de Comunidades Tradicionais; Cultura e Direitos Humanos; Emergência Humanitária e Calamidade e Fortalecimento das Capacidades Protetivas das Famílias.

A premiação acontecerá no dia 27/1, em solenidade realizada no Teatro Manauara, localizado no Manauara Shopping, na avenida Mário Ypiranga, nº 1.300, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.

“A data da premiação foi escolhida, pois é alusiva ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, portanto uma homenagem às pessoas que perderam a liberdade e a vida, e que até hoje, os sobreviventes vivem com sequelas. Serão diversas categorias que serão premiadas e a avaliação será feita por meio de uma comissão composta por representante de várias organizações municipais”, declarou a subsecretária de Políticas Afirmativas para as Mulheres e de Direitos Humanos da Semasc, Graça Prola.

A Comissão Municipal de Organização e Julgamento é formada por representantes das secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Educação (Semed), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação

(Semtepi), de Saúde (Semsa), Casa Militar, Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (SEPDEC).

Sobre as indicações

Para concorrer ao prêmio, pessoas físicas e organizações serão indicadas por meio de sugestões recebidas por demanda pública. As indicações poderão ser feitas mediante o preenchimento de formulário no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScCmRWXoJHSlf3jEQr5na3mIIzXwXboDjD9QzVlHmMtD_DGRw/viewform?usp=sf_link até o dia 19/1, às 17h.

Além da indicação em meio eletrônico, pode ser feita a indicação em meio físico. A ficha impressa deverá ser entregue em envelope fechado na sede da Subsecretaria de Políticas Afirmativas para Mulheres e de Direitos Humanos, localizada na avenida Ayrão, s/nº, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A escolha dos premiados será definida por meio de integrantes de órgãos públicos municipais e com conhecimento das questões de Direitos Humanos no Brasil.

O edital completo pode ser conferido no endereço eletrônico  http://dom.manaus.am.gov.br/pdf/2021/dezembro/DOM%205253%2030.12.2021%20CAD%201.pdf páginas 32 a 34.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Residentes jurídicos da Prefeitura de Manaus têm aula sobre ‘Coisa julgada’

Redação Am

Prefeitura realizará webconferência para fortalecer prevenção ao diabetes na cidade de Manaus

Redação Am

David Almeida fiscaliza início de revitalização viária do programa ‘Mais Manaus’

Redação Am
Sair da versão mobile